G1 Santos

Policiais, deputados e moradores fazem ato em apoio a Operação Verão da PM no litoral de SP

today9 de março de 2024 7

Fundo
share close

Uma manifestação a favor da Operação Verão na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, reuniu moradores, representantes de associações, policiais militares e deputados estaduais, que integram a chamada ‘Bancada da Bala’. O ato ocorreu, na manhã deste sábado (9), na Praça das Bandeiras, na orla da praia do Gonzaga, em Santos, no litoral de São Paulo.

Um palanque montado no meio da praça recebeu autoridades e integrantes de movimentos a favor da polícia, que discursaram sobre a importância das operações no combate ao crime. Além disso, o ato também serviu como homenagem aos policiais militares do Estado.

Manifestação aconteceu na Praça das Bandeiras, em Santos (SP) — Foto: Sílvio Luiz/A Tribuna Jornal



Além de deputados estaduais, como os representantes da região Tenente Coimbra (PL) e Paulo Mansur (PL), a manifestação contou com a participação de vereadores e autoridades municipais das cidades da Baixada Santista.

A presidente da Associação de Apoio à Família Policial Militar (AFAPM), Renata Marcondes, informou que a manifestação buscou mostrar que a “sociedade de bem está ao lado da polícia” e quer a continuação da Operação Verão. “Se tivermos que falar em mortes, precisamos falar da morte de agentes de segurança pública, que morreram em nome da sociedade”, ressaltou.

O comandante da PM na Baixada Santista, coronel Cássio Araújo de Freitas, esteve presente no ato. Ele afirmou que os indicadores criminais da região estão diminuindo com a Operação Verão.

“Se tem uma instituição que defende os Direitos Humanos são as Polícias Militares do Brasil. Eu não vejo nenhuma outra instituição que defenda mais. Nós tiramos armas das ruas, nós tiramos criminosos das ruas”, disse ele, em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo.

De acordo com o coronel, as denúncias em relação aos casos de irregularidades nas abordagens de policiais são apuradas. “A Polícia Militar é tradicional nisso, em apurar todas as suas denúncias, fazer a sua autofiscalização, isso é importante. Nós temos apurado tudo o que chega, mas muito do que é falado, simplesmente é falado”.

O comandante da PM na Baixada Santista, coronel Cássio Araújo de Freitas (à direita), participou do ato — Foto: Sílvio Luiz/A Tribuna Jornal

A 3ª fase da Operação Verão permanece em andamento por tempo indeterminado. Já foram registradas 39 mortes de suspeitos (veja a tabela abaixo).

Segundo a SSP-SP, desde o início da 1ª fase da ação, em 18 de dezembro, 876 criminosos foram presos, incluindo 334 procurados pela Justiça, e 616,2 kg de drogas retiradas das ruas. Além disso, 90 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito, foram recolhidos.

Mortes de suspeitos

Cidade Número de mortos Percentual
Santos 19 48,7%
São Vicente 11 28,2%
Guarujá 5 12,8%
Cubatão 2 5,1%
Itanhaém 2 5,1%

A Ouvidoria da Polícia de São Paulo e as entidades de segurança pública e proteção de direitos humanos também entregaram à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado um relatório com irregularidades nas abordagens de policiais durante a Operação Verão na Baixada Santista.

Além das denúncias, o documento conta com uma série de recomendações aos órgãos públicos para que cessem as violações de direitos humanos praticadas pela polícia.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

baixada-em-pauta-#173:-mc-bola,-do-hit-‘ela-e-top’,-relembra-execucoes-de-funkeiros-e-ameacas:-‘ouvia-que-existia-uma-lista’

G1 Santos

Baixada em Pauta #173: MC Bola, do hit ‘Ela é top’, relembra execuções de funkeiros e ameaças: ‘ouvia que existia uma lista’

Wallace Santos Ramos, mais conhecido pelo público como MC Bola e, pela mãe, como Lace, é uma das lendas do funk nacional. Aos 41 anos, ele viveu de tudo no meio da música e, no ano que completa 25 anos de carreira, esteve no Baixada em Pauta para um bate-papo sobre as experiências de vida, desde o preconceito quando resolveu cantar o estilo musical até a glória com a música […]

today9 de março de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%