G1 Mundo

Político do partido de presidente eleito é assassinado na Guatemala

today15 de setembro de 2023 8

Fundo
share close

Um político do partido Movimento Semilla, de Bernardo Arévalo, presidente eleito da Guatemala, foi assassinado a tiros na quinta-feira (14), perto da fronteira com o México, em circunstâncias ainda não esclarecidas, informaram veículos de comunicação e o próprio grupo político.

A vítima foi identificada como Aníbal Ramírez, candidato a prefeito da comunidade indígena de San Pedro Necta nas eleições que aconteceram em junho. No ataque também morreu a esposa do político, que o acompanhava em uma caminhonete.

Os dirigentes do partido disseram que vão aguardar que “as autoridades competentes esclareçam as circunstâncias” do crime.



O partido Semilla é alvo de uma investigação do Ministério Público comandado pela procuradora-geral Consuelo Porras por supostas irregularidades na inscrição de filiados para sua criação em 2017.

As investigações, lideradas pelo procurador Rafael Curruchiche, foram classificadas como um “golpe de Estado” em curso pelo opositor Arévalo, com o objetivo de evitar que ele assuma o cargo em 14 de janeiro de 2024.

Os procuradores estão sob sanções dos Estados Unidos, que os incluíram na lista de personalidades corruptas da América Central.

As ações do MP guatemalteco foram reprovadas pela comunidade internacional, que pediu respeito ao resultado das eleições presidenciais, nas quais Arévalo venceu no segundo turno a ex-primeira-dama Sandra Torres.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tres-jogadores-da-base-do-real-madrid-sao-detidos-por-divulgar-video-sexual-privado

G1 Mundo

Três jogadores da base do Real Madrid são detidos por divulgar vídeo sexual privado

Os jogadores, que têm por volta de 20 anos de idade, foram detidos nos campos de treinamento do clube após uma denúncia apresentada nas Ilhas Canárias este mês. Estádio Alfredo DiStefano — Foto: Sergio Perez/Reuters Três jogadores das categorias de base do Real Madrid, cujos nomes não foram revelados, foram detidos nesta quinta-feira (14) por supostamente divulgarem um vídeo privado de conotação sexual com uma menor de idade, informou um […]

today15 de setembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%