G1 Santos

Porto de Santos reduz tarifas para cruzeiros, navios ‘verdes’ e de cabotagem; entenda

today18 de outubro de 2023 2

Fundo
share close

As novas tabelas autorizadas pelo Conselho de Administração da Autoridade Portuária (Consad) foram aprovadas pelo ministro Silvio Costa Filho durante um encontro com o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, na última terça-feira (17), em Brasília (DF).

De acordo com o ministro, a medida busca incentivar o mercado, aquecer a economia e estimular práticas de sustentabilidade como as “embarcações verdes”. Além disso, a redução tarifária estimula a geração de empregos por meio do turismo.

“Para se ter uma ideia, a cada quatro turistas que chegam, um posto de trabalho é criado, ou seja, o fomento da atividade atinge um dos principais focos do novo Governo Federal, que é a geração de emprego”, disse Costa, segundo nota divulgada pelo MPor.



Segundo a APS, Pomini ressaltou que foram feitos estudos a pedido do ministro para a concessão dos descontos. “Esta política do ministério atende a determinação do Governo Federal, que visa gerar mais empregos, renda e, consequentemente, justiça social por meio dos portos brasileiros”.

Anderson Pomini se encontrou com o ministro Silvio Costa Filho em Brasília — Foto: APS/Divulgação

Os critérios para o percentual de redução tarifária por embarcação variam. No caso dos chamados navios verdes, os descontos são baseados em uma pontuação no score do índice da ESI (Environmental Ship Index, em português Índice Ambiental de Navios). Ele pontua as embarcações com notas de zero a 100, a partir da análise do uso de tecnologias para sistemas ou combustíveis que permitam a redução de emissão do óxido de nitrogênio (NOX) e óxido de enxofre (SOX) para além dos limites regulamentares exigidos.

Desta forma, o desconto será de 15% quando o score se situar entre 71 a 100 pontos; de 10%, entre 51 a 70 pontos e de 5%, entre 31 a 50 pontos. Já aqueles com com pontuação entre zero a 30, não terão direito a redução.

Nos navios de cabotagem, a tabela aprovada valoriza o número de frequência nos portos nacionais. Sendo assim, o percentual de desconto aumenta quanto mais os navios utilizam os serviços portuários do País. Eles serão concedidos com base no histórico de escalas dos 12 meses anteriores ao mês de atracação, levando em conta a diferenciação entre as embarcações de longo curso e as de cabotagem.

Pela tabela aprovada, navios acima de 48 escalas terão desconto de 65%; entre 24 a 47 escalas, o desconto será de 55%; entre 12 a 23, de 45%; entre 8 a 11, de 35%; entre 5 a 7, de 30%. Entre 3 a 4, de 25% e de 1 a 2 escalas não terão direito ao desconto.

Já para os navios de cruzeiros, a tabela de descontos beneficia os transatlânticos com maior número de passageiros, chegando a conceder 60% de redução quando o número estiver acima de 650; de 50%, entre 450 a 649 passageiros; de 40%, entre 300 e 449; de 30%, entre 150 a 299; de 20%, entre 80 a 149, e de 10%, entre 10 a 79 passageiros.

O prazo inicial para a vigência dos descontos será de 12 meses, que passa a ser contado após dez dias da publicação das tabelas. No caso dos navios verdes e de cabotagem, a medida deve estar vinculada a acordo com, ao menos, a Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (ABAC), e a aplicação restrita à nova estrutura tarifária.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quadrilha-invade-condominio-e-rende-mais-de-20-pessoas-durante-festa-em-bertioga;-video

G1 Santos

Quadrilha invade condomínio e rende mais de 20 pessoas durante festa em Bertioga; VÍDEO

Segundo as testemunhas, os criminosos invadiram o local portando armas de fogo e facões. Nenhum dos suspeitos foi identificado. Quadrilha invade festa e assalta mais de 20 pessoas em Bertioga Uma quadrilha armada invadiu um condomínio e fez mais de 20 pessoas reféns durante uma festa em Bertioga, no litoral de São Paulo. Segundo as testemunhas, cinco criminosos entraram na residência pela área de mata, portando armas e facões, na […]

today18 de outubro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%