G1 Santos

Praia Grande realiza pesquisa de opinião sobre revitalização da imagem de Iemanjá após protestos religiosos

today29 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

Localizada na orla do Bairro Mirim, a estátua de Iemanjá passou por obras de revitalização em agosto. Segundo a prefeitura, a imagem da figura religiosa está prevista para ser entregue durante os Festejos de Iemanjá, realizados a partir do próximo sábado (2).

Estátua de Iemanjá passou por obras de revitalização em Praia Grande — Foto: Arquivo/Prefeitura de Praia Grande/Jairo Marques



Entretanto, além das melhorias estruturais, o monumento recebeu uma nova coloração na revitalização, o que gerou protestos de grupos religiosos. Na última terça-feira (28), grupos de matrizes africanas se reuniram na Câmara dos Vereadores reivindicando uma nova alteração na cor da imagem religiosa antes de sua reinauguração.

Em entrevista à TV Tribuna, afiliada a Globo, o representante das matrizes africanas Babalorixá Leandro revelou que a decisão foi tomada pela administração sem a devida consulta aos grupos religiosos.

No local, o grupo solicitou que o monumento retornasse à cor anterior. “[É] um ato religioso, para que eles nos escutem e voltem à cor original. Iemanjá é uma deusa negra, de matriz africana, e todos nós munícipes de Praia Grande estamos acostumados a conviver com Iemanjá da cor azul.”, destacou.

Prefeitura muda cor de estátua e revolta fiéis em Praia Grande

Prefeitura muda cor de estátua e revolta fiéis em Praia Grande

De acordo com ele, a manutenção da cor branca pode até mesmo gerar um conflito entre religiosos de outras regiões do país ou internacionalmente. “O que eu vou contar para o meu turista que vem lá da Bahia, que vem da França tomar um Ebó comigo? Eu levo ele em Iemanjá e ela é branca?”, disse.

Segundo ele, a imagem da figura religiosa está estabelecida há mais de 40 anos no município na cor azul. “Qual é o turista que não tem vontade de vir aqui na nossa cidade de Praia Grande e tirar uma foto de nossa Iemanjá. [Um] patrimônio histórico, cultural e cartão postal da nossa cidade. Por que mudar?“, falou.

“O meu filho olhou para mim e falou: Pai, por que agora ela ‘tá’ branca? Ela é a Nossa Senhora da Conceição? – Não meu filho, ela é azul, ela é Iemanjá.

Leandro pede que a administração leve em consideração as demandas expostas. “Carinho à nós de matriz africana, somente isso, nada mais. Não existe briga política. Nós, de matriz africana, somos vocês. E, acredito que vocês nos representem e olhem por nós com carinho, por favor.”

Após os protestos, a Prefeitura de Praia Grande publicou uma pesquisa de opinião para definição da revitalização do monumento. A pesquisa disponibiliza duas opções de pintura: branca e azul.

O documento pode ser acessado por meio deste link, e estará disponível para votação até às 17h desta quarta-feira (29).

Reforma de estátua de Iemanjá causa polemica em Praia Grande — Foto: Reprodução

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande revelou que a revitalização da imagem remete ao padrão original de sua inauguração em dezembro de 1976, com uma pintura especial em epóxi na cor branca em sua totalidade, inclusive, suas vestes.

À época, a estátua, de aproximadamente 8 metros de altura, foi entregue ao município por uma entidade religiosa inteiramente na cor branca, e assim se manteve por um longo período.

A Prefeitura destaca ainda que a utilização das cores branca e azul respeitam as normas determinadas pelo Superior Órgão de Umbanda e que os tradicionais Festejos de Iemanjá seguem no calendário da cidade, se consolidando cada vez mais como um dos maiores eventos da religião de matriz africana em todo o Brasil.

Caso a pintura branca seja escolhida, a administração ressalta que a estátua deve ganhar iluminação com pontos de LED focado nas vestimentas da divindade.

Ocorrendo oficialmente em Praia Grande há 54 anos, os Festejos atraem centenas de fiéis nos dois finais de semana de realização do evento. No total, 29 federações participam das celebrações, que neste ano tem como foco principal a 50ª Noite de Vigília a Iemanjá.

A cerimônia de abertura tem início às 20h de sábado (2), mas as celebrações acontecem desde às 7h. Neste ano, são esperados cerca de 350 mil fiéis nos dois finais de semana de Festejos.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-celebra-a-festa-de-santa-barbara

Prefeitura de Guarujá

Guarujá celebra a Festa de Santa Bárbara

O tríduo começa nesta quarta (29) e segue até sexta-feira (1); Na segunda-feira (4) acontece a missa solene em homenagem à padroeira Guarujá celebra a Festa de Santa Bárbara, em programação que começa nesta quarta-feira (29) e segue até segunda-feira (4). Os festejos são realizados pela Paróquia Cristo Rei, com tríduos e missa solene que acontecem na Capela Santa Bárbara (Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana – km 13.100). O evento conta […]

today29 de novembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%