G1 Mundo

Preço do trigo dispara após Rússia ameaçar navios que vão para a Ucrânia

today21 de julho de 2023 5

Fundo
share close

Os preços do trigo dispararam nos mercados internacionais, depois que a Rússia disse que trataria navios com destino a portos ucranianos como potenciais alvos militares. Nas últimas três noites, forças russas bombardearam as instalações de grãos da Ucrânia e prédios de civis.

Um edifício de três andares foi devorado pelas chamas, na madrugada, em mais um ataque russo na cidade ucraniana de Mykolaiv. Entre os quase 20 feridos, há pelo menos cinco crianças.

Pela terceira noite consecutiva, a violência se abateu também sobre Odessa, onde vários edifícios foram atingidos. O governo ucraniano fala, ainda, em ataques a Sumy, Dnipropetrovsk e Kharkiv onde uma pessoa morreu.



Nas últimas três noites, forças russas bombardearam as instalações de grãos da Ucrânia e prédios de civis — Foto: Reprodução/TV Globo

Depois de ter rasgado o acordo para a exportação de grãos da Ucrânia esta semana, a Rússia diz, agora, que vai tratar como potencial ameaça qualquer navio que arrisque cruzar o mar negro.

“Só há uma solução: aumentar o apoio militar à Ucrânia. O que está acontecendo lá é uma situação muito grave. Até agora, pelo menos, o grão não foi exportado, mas não foi destruído”, disse o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrel.

Pela terceira noite consecutiva, a violência se abateu também sobre Odessa — Foto: Reprodução/TV Globo

Além de prédios, bombardeios russos atingiram armazém de grãos

União Europeia, Ucrânia e países aliados acusam, ainda, a Rússia de ter destruído, nesta quarta-feira(19), de forma deliberada, um armazém localizado no porto.

“Este ataque terrorista prova que o alvo deles não é apenas a Ucrânia”, afirma o presidente Volodimir Zelensky.

A Rússia continua exigindo o fim dos boicotes às próprias exportações agrícolas e deixa uma condição para reativar o acordo.

“Não somos contra, especialmente levando em consideração a importância do acordo pro mercado global de alimentos, para muitos países do mundo. (…) mas todos os princípios previamente acordados da participação da Rússia neste pacto precisam ser cumpridos.”, anunciou Vladimir Putin.

A União Europeia anunciou nesta quinta-feira(27), que vai renovar até 31 de janeiro do ano que vem sanções impostas contra vários setores da economia da Rússia. O bloco vem restringindo transações comerciais, financeiras, tecnológicas, industriais, de transportes e também produtos considerados de luxo no país.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

naufrago-australiano-que-foi-resgatado-junto-com-a-cadela-deixa-o-animal-para-tras-e-volta-para-casa

G1 Mundo

Náufrago australiano que foi resgatado junto com a cadela deixa o animal para trás e volta para casa

No começo da semana, o australiano Tim Shaddock, de 54 anos, e sua cadela, Bella, que haviam sido resgatados após ficarem mais de dois meses perdidos no oceano, chegaram a um porto no México --os dois tinham sido resgatados por um barco de pesca mexicano. Nesta quinta-feira (20), Shaddock pegou um voo para voltar para a Austrália, mas, dessa vez, a cachorra Bella ficou para trás. Imagem de Tim Shaddock […]

today21 de julho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%