G1 Mundo

Prefeita da cidade de Tijuana recebe ameaças de crime organizado e vai morar em quartel militar

today14 de junho de 2023 4

Fundo
share close

Montserrat Caballero, prefeita da cidade mexicana de Tijuana, decidiu se mudar para um quartel militar após sofrer ameaças do crime organizado, disseram autoridades do país nesta terça-feira (13).

“Ela já está sendo protegida há cerca de 15 dias porque sofreu ameaças e decidiu-se protegê-la”, afirmou o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, durante coletiva de imprensa.

A prefeita de 40 anos é do mesmo partido do presidente, o Morena. Foi o governo federal que sugeriu que ela fosse morar em uma instalação militar após as ameaças.



Em um comunicado divulgado em sua página no Facebook, ela afirmou que a situação não é simples, especialmente porque ela tem uma família e um filho.

López Obrador, o presidente, disse também que o governo vai avaliar a situação para decidir se a prefeita continuará morando em uma guarnição militar.

Cidade está na rota do tráfico de drogas

Caballero governa Tijuana desde 1º de outubro de 2021, e afirma que recebeu ameaças porque seu governo combate cartéis de narcotráfico e outros grupos criminosos.

Tijuana faz parte das rotas que os cartéis utilizam para traficar drogas para os Estados Unidos, frequentemente por túneis. Por isso, a cidade tem problemas com a violência ligada ao crime organizado.

A cidade fica no estado de Baja California, o terceiro mais violento do país, com 945 homicídios dolosos entre janeiro e maio passado, segundo números oficiais.

Desde o lançamento de uma polêmica ofensiva militar antidrogas, em dezembro em 2006, o México registra mais de 350 mil assassinatos e aproximadamente 110 mil desaparecimentos, a maioria atribuída às organizações criminosas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

casa-branca-proibe-entrada-de-ativistas-que-fizeram-topless-em-evento-do-orgulho-lgbtqia+

G1 Mundo

Casa Branca proíbe entrada de ativistas que fizeram topless em evento do Orgulho LGBTQIA+

'O comportamento foi simplesmente inaceitável. Fomos muito claros sobre isso. Foi injusto com as centenas de participantes que estavam lá para celebrar suas famílias', disse a porta-voz da Casa Branca Imagem de evento do mês do orgulho LGBTQIA+ na Casa Branca — Foto: Reprodução/@therosemontoya Três convidados da festa do Orgulho LGBTQIA+ da Casa Branca no último sábado (10) foram banidos de eventos futuros após fazerem topless no gramado da residência […]

today14 de junho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%