Prefeitura de Guarujá

Prefeitura dá continuidade a levantamento topográfico para urbanizar e regularizar moradias  

today9 de junho de 2022 12

Fundo
share close

Iniciativa, coordenada pela Sehab, servirá para projetos executivos que fomentem a busca de recursos para urbanizar e regularizar as moradias no Complexo Cachoeira, que abrange os núcleos Cachoeira Plana, Vila da Noite e Santa Clara

A Prefeitura de Guarujá deu início à fase 2 dos serviços de levantamento topográfico na área do Complexo Cachoeira, que abrange os assentamentos conurbados Cachoeira Plana, Vila da Noite e Santa Clara. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), tem como meta fomentar a busca de recursos para urbanizar e regularizar as moradias desses núcleos habitacionais que, juntos, abrigam cerca de quatro mil domicílios, ocupados por famílias que estão no local há mais de 30 anos.

As atividades de campo estão concentradas nos serviços topográficos, relativos a levantamentos planialtimétricos cadastrais das condições físicas existentes, devendo em breve ser iniciada a etapa de mobilização e arrolamento das famílias. De acordo com a Sehab, esta etapa dos trabalhos é muito importante porque vai determinar a necessidade de intervenção urbanística complexa, com remoção de imóveis que se encontram em área de proteção ambiental, bem como para abertura de sistema viário e implantação de infraestrutura.

Além disso, é necessária também a execução de levantamento socioeconômico habitacional para conhecimento do perfil das famílias e das carências físicas das áreas em questão, possibilitando o trabalho de participação, inerente a qualquer projeto de urbanização.

Para que essa intervenção seja efetuada, há necessidade de projetos executivos aprovados para que a urbanização seja possível. A finalidade de todo o processo é elaborar uma proposta para melhorar e garantir a qualidade de moradia para todos na referida área. A High Tech Consultants Ltda., empresa contratada pela Prefeitura, é responsável pelo trabalho de campo no local.



As informações levantadas, por meio da topografia e cadastro social, fornecerão elementos para um diagnóstico que indique medidas e ações que garantam a urbanização do Complexo Cachoeira, como drenagem, pavimentação, abastecimento de água, esgotamento sanitário e energia elétrica, além da regularização fundiária, que possibilitará aos moradores obter a propriedade jurídica de seu lote, consolidada pelo registro no Cartório de Imóveis. 

Jardim Primavera

Trabalho semelhante ao que vem sendo realizado no Complexo Cachoeira, já está em fase final no Jardim Primavera, onde foram computados 1.760 imóveis, com uma população de 3.970 pessoas. De acordo com a Sehab, toda parte de projetos e levantamento socioeconômico já foram concluídos, faltando apenas a aprovação final de projetos de água e esgoto e energia elétrica nas concessionárias.

Os trabalhos no Jardim Primavera foram iniciados em abril do ano passado. Uma vez concluídos, irão possibilitar ao Município a busca de recursos para executar a urbanização e futura regularização fundiária daquele núcleo habitacional.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

malafaia-volta-a-criticar-os-ministros-do-stf:-“estao-zombando-do-povo”

Gospel Prime

Malafaia volta a criticar os ministros do STF: “Estão zombando do povo”

O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), voltou a criticar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em um vídeo publicado no YouTube, dizendo que eles “estão zombando do povo brasileiro”. “É gravíssimo o momento que estamos vivendo na história do nosso país. Tantas aberrações jurídicas cometidas pelo STF, uma vergonha o que tá acontecendo”, declarou o pastor, ao introduzir a sua fala. Malafaia […]

today9 de junho de 2022 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%