G1 Santos

Prefeitura de Guarujá irá regularizar moradias de mais de 700 famílias

today18 de julho de 2022 22

Fundo
share close

Três regiões serão contempladas com o documento de escritura definitiva.

Guarujá, SP, irá regularizar moradias de mais de 700 famílias — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação



A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, encaminhou ao Cartório de Registro de Imóveis a documentação de 723 títulos de propriedade para regularização. Serão contemplados com o documento de escritura definitiva 663 famílias do núcleo Mangue Seco, na região do Santo Antônio, 50 do bairro Santa Cruz dos Navegantes e 10 do Morrinhos 3.

Com isso, a cidade chegará a marca de 3.835 lotes regularizados. Em Santa Cruz dos Navegantes, a prefeitura está dando continuidade à primeira fase de regularização fundiária, aprovada e registrada, totalizando 251 títulos entregues até o momento no local. O mesmo processo ocorre em Morrinhos 3. Com a nova entrega, serão 2.247 escrituras definitivas.

O processo é pautado na Lei Federal nº 13.465, de julho de 2017, que determina normas e procedimentos aplicáveis sobre a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), que abrange medidas jurídicas, urbanas, ambientais e sociais para os núcleos urbanos informais. Com isso, oferece ordenamento territorial urbano e titulação aos ocupantes.

Por meio do programa estadual “Vida Digna, que tem como objetivo acabar com as palafitas da Baixada Santista, cerca de 580 unidades serão construídas em Guarujá, sendo 240 unidades no Parque da Montanha e 340 no Cantagalo. Segundo a prefeitura, já foi encaminhado ao cartório a documentação de anexação de dois lotes na comunidade Cantagalo.

A construção é resultado do convênio entre a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e ficará a cargo do governo estadual. As futuras unidades irão priorizar as famílias do Complexo Prainha/Marezinha, que há décadas moram em uma área irregular.

Além disso, a cidade também conta com a segunda fase do empreendimento Parque da Montanha, onde está prevista a construção de 649 moradias, viabilizadas pelo convênio com a Santos Port Authority (SPA), que também auxilia as famílias do Complexo Prainha/Marezinha, totalizando 1.223 implantadas nessa região.

Por fim, Guarujá conta com mais 240 moradias, que começam a ser construídas em breve no Cantagalo, com investimentos de R$ 27 milhões, destinadas exclusivamente às famílias vítimas dos deslizamentos decorrentes da tempestade que destruiu a cidade em março de 2020.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

filme-encenando-atentado-contra-bolsonaro-e-ato-covarde-e-vil

Pleno News

Filme encenando atentado contra Bolsonaro é ato covarde e vil

Marco Feliciano - 18/07/2022 13h29 Cena de filme com ataque ao presidente Bolsonaro Um filme encenando um atentado contra a vida do presidente Bolsonaro foi o ato mais covarde e vil dos últimos tempos já divulgado. Sabemos que pessoas desajustadas se inspiram nessas sandices para pôr em ação atos violentos e agressões contra o chefe máximo da nação. O autor dessa “obra”, o cineasta esquerdista Ruy Guerra usou dinheiro público […]

today18 de julho de 2022 49

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%