G1 Santos

Prefeitura de Santos confirma o 16º caso de varíola dos macacos

today15 de setembro de 2022 17

Fundo
share close

Baixada Santista chega a 49 casos da doença.

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, confirma o 16º caso de varíola dos macacos — Foto: Agência Brasil/Diulgação



A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), da Secretaria de Saúde de Santos, no litoral de São Paulo, confirmou o 16º caso de varíola dos macacos nesta quinta-feira (15). Todos os infectados são homens e têm sintomas leves da doença. A Baixada Santista soma ao menos 49 casos.

Segundo a prefeitura, 13 pessoas cumpriram o período de isolamento e já estão recuperadas. A cidade conta, ainda, com 11 casos suspeitos, todos estão em casa aguardando o resultado dos exames do Instituto Adolfo Lutz, que é o laboratório referência e responsável pelos testes.

A prefeitura disse, em nota, que os munícipes são acompanhados pela Seviep. A administração municipal orienta que, em casos de sintomas, as pessoas procurem a policlínica do bairro em que moram, onde o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Outra opção é se dirigir às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que funcionam 24h.

Os primeiros sinais da doença costumam ser febre, dor muscular, fadiga, fraqueza, dor de cabeça, nas costas e nos gânglios, principalmente atrás da orelha e cabeça. Após três dias podem surgir erupções na pele. O infectado deixa de contaminar outras pessoas com o desaparecimento das lesões.

Praia Grande tem 16 casos confirmados da varíola dos macacos, seguida de São Vicente, com oito, Guarujá com quatro e Itanhaém com três. Bertioga e Cubatão possuem apenas um infectado cada. Mongaguá e Peruíbe não registraram casos da doença. Os índices foram atualizados nesta quinta-feira (15).

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-promove-mutirao-pelo-dia-mundial-de-limpeza-de-rios-e-praias-neste-sabado

Prefeitura de Guarujá

Guarujá promove Mutirão pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias neste sábado

A ação será conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com o Instituto Limpa Brasil A Prefeitura de Guarujá promove, neste sábado (17), um mutirão de limpeza e educação ambiental na Praia das Astúrias para celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, sempre comemorado no terceiro sábado do mês de setembro. A data é alusiva ao movimento internacional World Clean Up Day. A ação […]

today15 de setembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%