Prefeitura de Guarujá

Prefeitura faz higienização de mais de 800 contentores de resíduos

today20 de fevereiro de 2023 9

Fundo
share close

São 887 equipamentos instalados em vários pontos do Município e do Distrito de Vicente de Carvalho; serviços, fiscalizados pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas, são realizados a cada 30 dias

A Prefeitura de Guarujá está realizando, esta semana, a higienização dos 887 contentores de resíduos sólidos instalados em vários pontos do Município e do Distrito de Vicente de Carvalho. Os serviços, fiscalizados pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb), são realizados a cada 30 dias. Em casos pontuais, a exemplo dos contentores instalados próximos ao Mercado de Peixes das Astúrias, a higienização é realizada até três vezes por mês, dependendo da necessidade.

São 870 contentores PEAD (Polietileno de Alta Densidade), com capacidade para mil litros cada; e mais 17 metálicos de 1.600 litros, distribuídos na orla das praias e bairros, que recebem a limpeza com caminhão especial e equipe de apoio.

Cada equipamento é colocado mecanicamente dentro do caminhão lavador especial, onde recebe jato d’água com alta pressão e produto específico para desengordurar e limpar.

O objetivo dos contentores é melhorar o sistema de limpeza urbana, ampliando as opções de descarte de lixo e evitar o acúmulo de sujeiras nas ruas. O acondicionamento do material, exclusivamente orgânico, em sacos plásticos, deve ser feito em horário alternativo à passagem dos caminhões de coleta.



O munícipe deve fazer o descarte no contentor a qualquer hora do dia. Ele tem também a opção de deixar os sacos nas calçadas, próximo ao horário de passagem dos caminhões coletores. Nesse caso, para descartar os resíduos corretamente, os sacos devem ser colocados nas calçadas o mais próximo possível do horário da passagem do caminhão coletor (coleta porta a porta), evitando que os resíduos ensacados fiquem expostos por muito tempo com perigo de serem rasgados.

Conscientização

De acordo com o superintendente de Limpeza Urbana da Seurb, “os contentores são equipamentos importantes para a Cidade, pois dão apoio à coleta de lixo domiciliar e do comércio (ambulantes, quiosques, restaurantes, entre outros), principalmente em áreas de difícil acesso, instalados em pontos estratégicos, onde o caminhão não consegue coletar”, explica.

Os equipamentos estão entre as ferramentas utilizadas pela Prefeitura para conscientizar a população a descartar o lixo corretamente. “O descarte irregular é o vilão que compromete a drenagem de águas pluviais, ocasionando enchentes, alagamentos e até doenças”, alerta o superintendente, lembrando que os contentores não recebem entulhos.

Em Guarujá, o munícipe também pode solicitar o serviço ‘Cata Coisa’ para a retirada de materiais inservíveis (sofás, madeiras, etc) visando diminuir o descarte irregular em espaços públicos. Basta agendar um dia antes, pelo telefone (13) 3344 3312 ou pelo WhatsApp (13) 99620-0855. O horário para agendamento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 14 horas às 16h30. A equipe de coleta ‘Cata Coisa’ trabalha de segunda a sábado, inclusive em feriados.

O ‘Cata Coisa’ não recolhe entulho e nem restos de vegetais, como poda de árvores e galhos. Nesse caso, o munícipe deve contratar um serviço particular de caçambas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Ana Clara

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bloco-ba-bahianas-acontece-nesta-segunda-feira-apos-ser-adiado-devido-as-fortes-chuvas

G1 Santos

Bloco Ba-Bahianas acontece nesta segunda-feira após ser adiado devido às fortes chuvas

Evento será realizado em São Vicente, no litoral de São Paulo. Para participar é necessário trocar 1kg de alimento por um ingresso. Bloco Ba-Bahianas acontece nesta segunda-feira após ser adiado devido às fortes chuvas. — Foto: Cássio Moraes/Prefeitura de São Vicente O Bloco Ba-Bahianas acontece nesta segunda-feira (20) em São Vicente, no litoral de São Paulo, após ser adiado devido às fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista no último […]

today20 de fevereiro de 2023 25

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%