Prefeitura de Guarujá

Prefeitura quer ampliar Loja Eco Troca para Postos de Informações Turísticas

today11 de outubro de 2022 10

Fundo
share close

O Mirante das Galhetas recebeu a primeira Loja Eco Troca Turismo do País no último dia 7

É de Guarujá a primeira Loja Eco Troca Turismo Sustentável do País. O novo espaço foi inaugurado no último dia 7, no Mirante das Galhetas (Rua das Galhetas, s/nº – Astúrias). Esta é a primeira loja de recuperação do material plástico do Brasil, derivado de consumo turístico, cujo espaço sustentável funcionará em um contêiner.

Agora, a Prefeitura de Guarujá deseja ampliar a iniciativa para os sete Postos de Informações Turísticas (PITs) instalados pela Cidade. A Loja Eco Troca integra o Projeto “Reciclou, Ganhou”, que visa incentivar a população a trocar materiais plásticos recicláveis, por moedas eco sociais e, assim, conseguirem prêmios, alimentos, produtos e doação às causas sociais.

Na Loja do Mirante, a população poderá fazer a troca por lápis reciclável, bolas, camisetas, cadernos, chaveiros, passeios de escuna; rapel e voo livre; trilhas ecológicas; vouchers, souvenires, hospedagens. A cada quilo de plástico, o munícipe ou turista recebe uma moeda para preencher um cupom (passaporte turístico). Todo plástico coletado será encaminhado às cooperativas da Cidade.

Atualmente, Guarujá conta com seis unidades instaladas nos bairros: Aldeia, Sítio Conceiçãozinha, Tombo, Perequê, Biblioteca Martins Fontes e Teatro Municipal Procópio Ferreira (ambos no Centro).  A realização é da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e Turismo (Setur), em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano, patrocinada pela Rede pela Circularidade do Plástico.



Ao trocar 40 embalagens plásticas, secas e higienizadas, o munícipe concorrerá a um sorteio de celular Iphone 13. A troca de recicláveis por cupons acontecerá até o dia 24 de fevereiro de 2023, com resultado divulgado no dia 8 de março. A transmissão será ao vivo pelo YouTube da ONG Espaço Urbano.

O secretário municipal de Turismo, ressalta que a ação representa o cuidado e o sentimento de pertencimento com a Cidade. “Queremos impulsionar ainda mais essa ação, levando para os nossos postos de informações turísticas os pontos de coleta do resíduo plástico”. Também presente à cerimônia, o secretário adjunto de Meio Ambiente da Cidade, Cleiton Jordão, destacou que “muito me orgulho de inaugurarmos mais uma Loja Eco Toca e podermos cada vez mais engajar toda a sociedade”.

De Porto Alegre (RS), Vera Araújo visitava o Mirante e acompanhou a inauguração. “Achei uma iniciativa muito bacana, pois é importante preservarmos o meio ambiente, ainda mais quando a gente vê um lugar tão bonito e maravilhoso como aqui”, referiu-se a um dos principais cartões postais da Pérola do Atlântico.

A coordenadora de projetos da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa, agradeceu a equipe de Turismo pela adesão ao Projeto. “É um importante passo dado aqui hoje por toda a Setur, com a instalação da primeira Loja Eco Troca Turismo do País, que vai recuperar o plástico coletado e trocar por brindes sustentáveis”.

Recicla Cidade

O Recicla Cidade visa à sensibilização e capacitação em educação ambiental dos atores sociais envolvidos no setor de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, incentivando o aumento da quantidade e qualidade dos materiais destinados corretamente para a reciclagem. Dentro dele, está o programa ambiental “Reciclou, Ganhou!”, que foi instituído no Município por meio da Lei 5.031/ 2022. Além de Guarujá, o projeto está em 20 cidades no Estado, dentre elas, as 12 cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e as sete cidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

moradores-temem-ser-despejados-e-protestam-em-frente-ao-gabinete-do-prefeito-de-bertioga

G1 Santos

Moradores temem ser despejados e protestam em frente ao gabinete do prefeito de Bertioga

Os moradores que temem ser despejados de uma antiga área de invasão em Bertioga, no litoral de São Paulo, realizaram uma manifestação em frente ao gabinete do prefeito Caio Matheus (PSDB) nesta segunda (10) e terça-feira (11). Segundo a presidente da Associação dos Moradores do Jardim Paulista, Damiana Rodrigues, o chefe do executivo ‘fugiu pela parte de trás do gabinete’. Ao todo, 200 famílias que moram no local há mais […]

today11 de outubro de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%