G1 Mundo

Presidente da Coreia do Sul quer criar ministério para aumentar a taxa de natalidade

today9 de maio de 2024 8

Fundo
share close

O governo investiu bilhões de dólares para incentivar os casais a terem mais filhos, mas em 2023 o país registrou apenas 230.000 nascimentos, o menor número desde o início da série histórica.


O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, conversa com jornalistas em Seul — Foto: Song Kyung-Seok / Pool / AFP



O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, afirmou nesta quinta-feira (9) que pretende criar um novo ministério para reverter a queda na taxa de natalidade no país, ameaçado por uma crise demográfica.

“Peço a cooperação do Parlamento para revisar a organização do governo e criar um Ministério do Planejamento contra a baixa taxa de natalidade”, declarou em um discurso à nação.

O governo investiu bilhões de dólares para incentivar o aumento da taxa de natalidade, mas em 2023 o país registrou apenas 230.000 nascimentos, o menor número desde o início da série estatística em 1970.

A taxa de fecundidade — o número de filhos que se espera que uma mulher deve ter — caiu para 0,72, longe dos 2,1 necessários para manter a população atual de 51 milhões de habitantes.

O resultado deixa a Coreia do Sul como o país com a menor taxa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e também como a nação onde as mulheres têm o primeiro filho mais tarde, com 33,6 anos em média.

A baixa taxa de natalidade combinada com a longa expectativa de vida dos sul-coreanos, uma das mais elevadas do mundo, gera uma ameaça de crise demográfica no país.

Os bilhões de dólares destinados a subsídios econômicos para os pais, serviços de cuidados infantis e ajudas para tratamentos contra a infertilidade não conseguiram conter o declínio.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

casal-de-empresarios-encontrado-morto-dentro-de-carro-sofreu-asfixia-por-monoxido-de-carbono,-aponta-laudo

G1 Santos

Casal de empresários encontrado morto dentro de carro sofreu asfixia por monóxido de carbono, aponta laudo

Bianca Alves Francisco de Oliveira, de 28 anos, e Renato Dias de Oliveira, de 33, foram achados mortos dentro do automóvel ligado, no dia 28 de abril, em um posto de combustíveis às margens da Rodovia Régis Bittencourt. Ainda de acordo com o laudo, nenhum outro elemento químico foi encontrado no sangue das vítimas. A análise feita pelos médicos legistas revelou que em ambos os corpos a concentração de carboxihemoglobina […]

today9 de maio de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%