G1 Mundo

Presidente da federação de futebol que beijou jogadora é denunciado ao Conselho Superior de Esportes da Espanha

today21 de agosto de 2023 13

Fundo
share close

O gesto foi feito diante das câmeras e em campo, após a Espanha vencer a Copa do Mundo de futebol feminino, em Sidney, na Austrália, no domingo (20). A rainha Letizia da Espanha e sua filha mais nova, Sofia, estavam ao seu lado no momento.

Segundo o jornal “Sport”, Miguel Galán, diretor do Centro Nacional de Formação de Treinadores de Futebol (Cenafe), apresentou a denúncia ao CSD e pediu a abertura de um processo disciplinar contra Rubiales. Galán argumentou que a atitude do presidente da federação teria violado um artigo da Lei Desportiva do país.

Rubiales cumprimentava aos jogadoras e, na vez de Hermoso ele a abraçou e, em seguida, a beijou na boca. Logo depois, em uma transmissão ao vivo do vestiário, a jogadora disse que não gostou do gesto.



Rubiales falou sobre o assunto:”Tenho que me desculpar, não há outra saída, né? E aprender com isso e entender que, como presidente de uma instituição tão importante, tenho de ter mais cuidado. Certamente me equivoquei”. Rubiales disse ainda se sentir culpado pelo fato de o episódio ter manchado a vitória de seu país.

No fim da noite, no entanto, em declaração distribuída à imprensa pela própria federação espanhola, ela disse que se tratou apenas de um “gesto carinhoso entre amigos”. No domingo, Rubiales havia menosprezado as críticas e chamou de “idiotas e estúpidos” os que não entenderam se tratar de “um selinho entre amigos”.

Mais tarde, ele se desculpou por essa outra declaração. “Sei que de fora as coisas foram vistas de uma outra maneira”.

Também nesta segunda, o ministro dos Esportes da Espanha, Miquel Iceta, disse que vai analisar o caso – a Federação Espanhoal de Futebol está sob o guarda-chuva da pasta. No domingo, duas ministras, entre elas a de Igualdade, engrossaram o coro das críticas e classificaram o gesto como uma “violência sexual”.

A deputada Martina Velarde, do Podemos, também criticou publicamente o dirigente.

“Quantos Rubiales tivemos que aturar ao longo de nossas vidas, quanta conivência já aguentamos de camaradas e machões que os encorajam e os defendem. Seus modos, seus gestos, suas tolices, como são familiares… tantas situações incômodas e desagradáveis. Nojo.”

Espanha com a taça da Copa do Mundo feminina — Foto: Carl Recine/Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

e-#fake-que-video-com-versao-de-‘bella-ciao’-signifique-levante-da-direita-internacional

G1 Mundo

É #FAKE que vídeo com versão de ‘Bella Ciao’ signifique levante da direita internacional

A legenda falsa diz: "Essa música tá sendo cantada no mundo inteiro... Um verdadeiro levante da direita internacional, e tá virando um hino mundial... O planeta acordou, e pereceu o mal que a esquerda faz nas vidas dos seres humanos... Compartilhem até doer o dedo". O vídeo com a legenda falsa é compartilhado sem crédito. As imagens, na verdade, integram uma campanha contra as mudanças climáticas e está no Youtube […]

today21 de agosto de 2023 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%