G1 Mundo

Presidente da França, Macron pode vir ao Brasil ainda neste semestre para Cúpula da Amazônia

today8 de fevereiro de 2023 25

Fundo
share close

O anúncio foi feito pela ministra dos Negócios Estrangeiros da França, Catherine Colonna, que está no Brasil e se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nesta quarta-feira (8).

A França é considerada um país amazônico em razão da Guiana Francesa, território ultramarino francês com vastas áreas de floresta tropical.

“O presidente [Macron] está muito feliz em vir ao Brasil. A data poderia ser – eu disse no condicional – poderia ser na Cúpula da Amazônia”, disse a chanceler francesa.



Apesar do anúncio, as datas da cúpula ainda não estão definidas. Segundo o ministro Mauro Vieira, o evento deve ocorrer até o meio do ano.

Estudo diz que devastação da Amazônia está se tornando irreversível

Estudo diz que devastação da Amazônia está se tornando irreversível

Aproximação Brasil-França

Em novembro passado, após as eleições, Lula e Macron se reuniram no Palácio do Eliseu, residência oficial do chefe de Estado francês.

A pauta da conversa incluiu a urgência climática e questões globais como a fome e a pobreza, além da integração entre a União Europeia e a América Latina – assuntos que devem se repetir na visita do presidente francês ao Brasil.

O encontro desta quarta-feira, da chanceler Catherine Colonna com o ministro Mauro Vieira, marca a retomada da parceria estratégica entre França e Brasil.

Com o compromisso feito pelo governo Lula sobre dar mais atenção às pautas ambientais, a França indicou apoiar o acesso do Brasil à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), espécie de “clube dos países ricos” que reúne as principais economias globais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

investigacao-da-holanda-ve-‘fortes-indicios’-de-que-putin-forneceu-missil-que-derrubou-voo-mh17

G1 Mundo

Investigação da Holanda vê ‘fortes indícios’ de que Putin forneceu míssil que derrubou voo MH17

Boeing que fazia um voo comercial de Amsterdam para Kuala Lumpur, foi derrubada em 2014 por rebeldes pró-Rússia no leste da Ucrânia, que confundiram aeronave civil com uma de guerra. Ucrânia disse que buscará meios legais para incriminar líder russo. Policiais observam destroços do avião da Malasya Airlines que foi abatido por engano por separatistas pró-Rússia quando sobrevoava a região do Donbass, em julho de 2014. — Foto: Reprodução. A […]

today8 de fevereiro de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%