G1 Mundo

Presidente de Portugal diz que Brasil ‘faz muita falta’ no cenário internacional

today2 de janeiro de 2023 14

Fundo
share close

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, declarou nesta segunda-feira (2) que o Brasil “faz muita falta” no cenário internacional e que espera “muita coisa nova” no relacionamento entre os dois países no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Rebelo deu a declaração antes de se reunir com Lula no Palácio Itamaraty, em Brasília, onde o petista recebeu líderes estrangeiros nesta segunda, um dia depois de assumir o terceiro mandato presidencial.

O português, que esteve na posse do agora ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) há quatro anos, foi questionado sobre o que espera do novo governo.



“Significa verdadeiramente muita coisa nova no relacionamento entre Portugal e Brasil. Brasil multilateral, Brasil na cena internacional, Brasil nas organizações, ele que faz muita falta”, disse o presidente de Portugal.

Lula e o novo chanceler Mauro Vieira têm destacado que pretendem retomar o protagonismo do Brasil em fóruns internacionais. O governo Bolsonaro teve atuação criticada por outros países em diversas áreas e colecionou atritos diplomáticos com parceiros como China, França, Alemanha e Argentina.

Posse de Lula é destaque nos principais jornais internacionais

Posse de Lula é destaque nos principais jornais internacionais

Lula dedicou a segunda-feira, primeiro dia após tomar posse para o terceiro mandato presidencial, a encontros com líderes estrangeiros que vieram ao país.

Os encontros ocorreram no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Lula recebeu, entre outros líderes, as seguintes autoridades:

  • Felipe VI, rei da Espanha
  • Luis Arce, presidente da Bolívia
  • Umaro Sissoco Embaló, presidente de Guiné-Bissau
  • Guillermo Lasso, presidente do Equador
  • Alberto Fernández, presidente da Argentina
  • Gustavo Petro, presidente da Colômbia
  • Gabriel Boric, presidente do Chile
  • Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal
  • Wang Qishan, vice-presidente da China

Após a conversa com o vice-presidente chinês, Lula declarou, em uma rede social, que pode ampliar ainda mais a relação com a China, o principal parceiro comercial do Brasil.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

presidente-da-argentina-diz-que-ausencia-do-brasil-em-foruns-foi-‘evidente’-e-que-fortalecera-laco-entre-paises

G1 Mundo

Presidente da Argentina diz que ausência do Brasil em fóruns foi ‘evidente’ e que fortalecerá laço entre países

Fernández fez uma declaração à imprensa no Palácio Itamaraty, em Brasília, após reunião com Lula. Após tomar posse, o presidente brasileiro dedicou a segunda-feira a encontros com lideranças estrangeiras. Aliado de Lula e desafeto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Fernández afirmou que os últimos anos da relação com o Brasil foram difíceis, mas que este momento está superado. "Foi uma grande reunião também porque decidimos claramente voltar a colocar em […]

today2 de janeiro de 2023 38

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%