G1 Mundo

Presidente do Banco Central do Líbano é acusado de desviar milhões de dólares e enviar para bancos na Suíça

today26 de fevereiro de 2023 12

Fundo
share close

De acordo com a publicação, 250 milhões de dólares foram depositados na conta pessoal do presidente do Banco Central do Líbano, Riad Salameh, na sucursal do banco HSBC em Genebra.

Outros valores foram transferidos para os bancos UBS, Credit Suisse, Julius Baer, EFG e Pictet, segundo a revista.

As transações foram feitas por meio de uma offshore registrada nas Ilhas Virgens Britânicas, chamada Forry Associates e criada em 2001, explica.



“Quantias consideráveis” também foram transferidas para a compra de imóveis em vários países europeus.

As informações foram publicadas poucos dias depois de um juiz libanês acusar Salameh, seu irmão Raja e a ex-colaboradora Marianne Hoayek de “desvio de fundos públicos e lavagem de dinheiro”.

Salameh, de 72 anos e que preside o Banco Central do Líbano desde 1993, está no centro de várias investigações judiciais por suspeitas de lavagem de dinheiro e “enriquecimento ilícito”. Ele nega todas as acusações.

O Ministério Público Suíço iniciou um procedimento penal em outubro de 2020, que ainda não foi concluído. De acordo com o jornal, milhões de dólares foram congelados, mas o MP não revela um valor exato.

A Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro Suíço também investiga 12 bancos do país.

O Líbano enfrenta uma das piores crises econômicas do mundo, um colapso que não era registrado desde 1850, segundo o Banco Mundial.

Entre as consequências da crise está um aumento vertiginoso dos preços, uma desvalorização histórica da moeda local e o empobrecimento da população, em meio a uma grave escassez de produtos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

nova-aparicao-de-filha-de-kim-jong-un-instiga-especulacoes

G1 Mundo

Nova aparição de filha de Kim Jong-un instiga especulações

Kim participou no sábado de uma cerimônia na área de Sopho, na capital norte-coreana, junto com sua filha, cuja idade e nome não foram divulgados (embora se acredite que ela se chame Kim Ju-ae), para inaugurar um projeto de construção de cerca de 4 mil casas na parte norte da cidade, de acordo com a agência estatal norte-coreana, KCNA. Nas imagens, é possível ver o líder norte-coreano aplaudindo com a […]

today26 de fevereiro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%