G1 Mundo

Presidente do Irã diz que qualquer ação contra os interesses do país receberá resposta severa

today16 de abril de 2024 5

Fundo
share close

Durante uma conversa com o emir do Catar, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou que qualquer ação contra os interesses do país receberá uma resposta severa. As informações foram publicadas pela agência iraniana ISNA, nesta terça-feira (16).

Raisi conversou com o emir Tamim bin Hamad al-Thani por telefone. Segundo a ISNA, o presidente iraniano enfatizou a necessidade de tomar medidas dissuasivas contra o conflito na Faixa de Gaza. Ele também criticou o apoio de alguns países do Ocidente a Israel.

“Declaramos categoricamente que a menor ação contra os interesses iranianos certamente será recebida com uma resposta severa, generalizada e dolorosa contra qualquer perpetrador”, disse.



O presidente iraniano voltou a afirmar que o ataque lançado a Israel foi uma resposta legítima ao bombardeio do consulado do Irã em Damasco, na Síria, em 1º de abril.

Ainda durante o fim de semana, o Irã já havia prometido uma ofensiva maior caso Israel contra-atacasse.

Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, durante coletiva de imprensa em agosto de 2022 — Foto: Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

Na segunda-feira (15), o Gabinete de Guerra de Israel decidiu responder ao ataque iraniano. Segundo o canal israelense Channel 12, o governo israelense estuda uma réplica para “ferir” o Irã sem chegar ao ponto de provocar uma guerra regional.

Autoridades de Israel ouvidas pela agência de notícias Reuters disseram que o gabinete era favorável a uma resposta, mas ainda não decidiu em que escala e quando isso acontecerá.

Nesta terça-feira, o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, afirmou que continua em busca da imposição de sanções contra o Irã. Cartas com o pedido foram enviadas para 32 países.

“Ao lado da resposta militar ao disparo de mísseis e drones, estou liderando um ataque diplomático contra o Irã”, escreveu em uma rede social.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

acidente-nuclear-em-usina-ucraniana-esta-‘perigosamente’-proximo,-alerta-agencia

G1 Mundo

Acidente nuclear em usina ucraniana está ‘perigosamente’ próximo, alerta agência

Usina de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, sofreu uma série de ataques com drones desde 7 de abril. Moscou e Kiev trocam acusações. Usina nuclear de Zaporizhzhia em Enerhodar, na Ucrânia, é a maior da Europa — Foto: REUTERS/Alexander Ermochenko "Estamos nos aproximando perigosamente de um acidente nuclear" na usina ucraniana de Zaporizhzhia, advertiu, nesta segunda-feira (15), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi. A usina […]

today16 de abril de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%