G1 Mundo

Presidente do México se nega a entregar presidência da Aliança do Pacífico ao Peru

today15 de maio de 2023 7

Fundo
share close

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, se recusou, nesta segunda-feira (15), a entregar a presidência da Aliança do Pacífico ao governo do Peru, por considerar a governante peruana, Dina Boluarte, é uma usurpadora.

“Eu não posso lhe entregar nada porque para nós ela não é presidente do Peru, legal e legitimamente”, afirmou López Obrador, durante sua habitual coletiva de imprensa matinal.

“Podemos entregá-la ao Chile, à Colômbia e que eles decidam o que fazer, mas essa senhora, com todo o respeito, usurpadora, expulsou nosso embaixador do Peru”, disse ele.



Ou seja, López Obrador alegou que o governo do México não reconhece a presidente Boluarte, que substituiu Pedro Castillo, atualmente preso.

A Aliança do Pacífico é um grupo composto por México, Peru, Colômbia e Chile.

Por que o presidente anterior caiu

O presidente mexicano tem expressado apoio a Castillo, que, em 7 de dezembro, prestes a enfrentar uma votação de impeachment pelo Congresso, anunciou que dissolveria o Parlamento e governaria por decreto.

Horas depois, o Congresso o depôs e designou Boluarte, então vice-presidente, como governante constitucional.

Castillo foi detido quando tentava chegar à embaixada do México e um juiz ordenou sua prisão preventiva por 18 meses por acusações de rebelião.

López Obrador disse, ainda, que os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do Chile, Gabriel Boric, ambos também de esquerda, têm um posicionamento similar ao seu.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

com-estilingue,-menino-salva-irma-de-sequestro-nos-estados-unidos

G1 Mundo

Com estilingue, menino salva irmã de sequestro nos Estados Unidos

Um menino de 13 anos usou um estilingue para salvar a irmã caçula de um sequestro na semana passada, em Alpena Township, no Michigan, Estados Unidos. A identidade dos envolvidos não foi revelada. Segundo a polícia local, a menina de oito anos procurava cogumelos no quintal quando um homem desconhecido apareceu e a agarrou, tampando sua boca, mas ela conseguiu se desvencilhar do suspeito. Em seguida, o irmão, que testemunhou […]

today15 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%