G1 Mundo

Presidente do Vietnã renuncia após denúncia de seu próprio partido

today17 de janeiro de 2023 9

Fundo
share close

Antes de ser presidente, Phuc, de 68 anos, foi primeiro-ministro do país asiático entre 2016 e 2021. O Vietnã não tem um governante supremo e é oficialmente liderado por quatro “pilares”: o poderoso secretário do partido, o presidente, o primeiro-ministro e o presidente da legislatura.

No último ano, o Partido Comunista do Vietnã, do qual ele pertence, tem feito uma forte campanha de combate à corrupção. Phuc se tornou o cargo de mais alto escalão a ser alvo das investigações de sua sigla.

“Plenamente consciente das suas responsabilidades perante o partido e o povo, apresentou um pedido de demissão dos cargos que lhe foram atribuídos, demitiu-se do emprego e retirou-se”, disse o governo em um comunicado, citando o Comitê Central do partido.



Ao longo de 2022, 539 membros do Partido Comunista foram processados ​​ou “disciplinados” por corrupção e “erros deliberados”, incluindo ministros, altos funcionários e diplomatas, segundo a própria sigla. A polícia investigou 453 casos de corrupção, um aumento de 50% em relação a 2021.

Houve especulações generalizadas nas últimas semanas de que Phuc renunciaria após a demissão em janeiro de dois vice-primeiros-ministros que serviram sob seu comando.

Para entrar em vigor, a renúncia de Phuc requer a aprovação da Assembleia Nacional, que deve se reunir esta semana para analisar o pedido.

Phuc foi escolhido em abril de 2021 para ser presidente do país e era cotado para suceder o secretário-geral do Partido Comunista, o cargo de maior prestígio do estado.

Antes, ele governou como primeiro-ministro, em uma gestão focada na liberalização econômica que incluía acordos comerciais com a União Europeia e as potências do Pacífico, como Japão e Austrália.

Apesar de sua queda, o governo na terça-feira elogiou Phuc.

“Como primeiro-ministro, ele fez grandes esforços para liderar, dirigir e administrar a prevenção e controle da epidemia de Covid-19, alcançando resultados importantes”, afirmou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasileiras-que-ficaram-‘presas’-no-peru-e-caminharam-12-h-para-fugir-de-protestos-conseguem-remarcar-retorno-e-devem-chegar-ao-brasil-no-domingo

G1 Mundo

Brasileiras que ficaram ‘presas’ no Peru e caminharam 12 h para fugir de protestos conseguem remarcar retorno e devem chegar ao Brasil no domingo

Ao g1, Alice e Daniela contaram que só foi possível remarcar o retorno para São Paulo depois que peruanos a ajudaram a sair da cidade do interior no dia 14 de janeiro. Elas foram informadas que algumas barricadas eram liberadas pela madrugada e existiam viagens pelas rotas alternativas. "Saímos 0h30 do dia 14 de janeiro e fomos de carro com outros locais, pegando rotas alternativas para evitar outras barricadas no […]

today17 de janeiro de 2023 33

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%