G1 Mundo

Presidente Macron concede ao cacique Raoni a maior honraria da França durante visita a Belém

today25 de março de 2024 16

Fundo
share close

Líder indígena é reconhecido internacionalmente pela luta que articula pelos povos indígenas.


O cacique Raoni Metuktire, da tribo Kayapó. — Foto: Joel Saget/AFP



Em sua primeira visita ao Brasil e à América Latina, o presidente francês Emmanuel Macron condecora nesta terça-feira (26), em Belém, o cacique Raoni com a Legião de Honra, a mais alta honraria da França.

Segundo a embaixada da França no Brasil, a entrega da honraria ao cacique do povo Kayapó está marcada para as 18h15. Depois, Emmanuel Macron ainda tem um encontro com representantes de povos indígenas.

O líder indígena é reconhecido internacionalmente pela luta que articula pelos povos indígenas. Esta será a segunda vez que o líder do povo Kayapó será recebido por um presidente francês.

Em novembro de 2012, Raoni Metuktire foi recebido pelo presidente François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, o cacique pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região.

A Ordem Nacional da Legião de Honra (Ordre National de la Légion d’Honneur, em francês) foi instituída em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte para recompensar os méritos eminentes militares ou civis daquela nação.

O presidente da França chegará ao Brasil por Belém, futura sede da COP 30. O governo francês destaca que a França quer ser “um parceiro de referência” na preparação do Brasil para a COP 30.

A previsão é de que Macron passe por quatro cidades: Belém (PA), Itaguaí (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá acompanhar o presidente francês em agendas, além das reuniões bilaterais já esperadas.

A estadia de três dias no Brasil é considerada longa e simboliza a vontade de estreitar os laços com o país.

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Confira outras notícias do estado no g1 PA




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

netanyahu-se-irrita-com-abstencao-dos-eua-em-votacao-de-cessar-fogo-em-gaza:-‘claro-retrocesso’

G1 Mundo

Netanyahu se irrita com abstenção dos EUA em votação de cessar-fogo em Gaza: ‘Claro retrocesso’

"Trata-se de um claro retrocesso em comparação com a posição constante dos Estados Unidos no Conselho de Segurança desde o início da guerra", disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por meio de um comunicado de seu gabinete. O cessar-fogo aprovado nesta segunda-feira prevê uma pausa no conflito durante o mês do Ramadã, o período sagrado para os muçulmanos — que começou dia 10 e termina em 9 de abril. A […]

today25 de março de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%