G1 Mundo

Prigozhin já está em Belarus, diz presidente Alexander Lukashenko

today27 de junho de 2023 8

Fundo
share close

O líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, está em Belarus, disse o presidente do país, Alexander Lukashenko, nesta terça-feira (27), segundo a agência de notícias estatal Belta.

A ida de Prigozhin para Belarus foi prevista em um acordo firmado após o paramilitar liderar um motim contra o governo russo no último fim de semana e ameaçar marchar até Moscou.

Na madrugada desta terça-feira, um jato Embraer Legacy 600 ligado a Prigozhin voou da Rússia para Belarus e pousou em Minsk por volta de 1h30 no horário de Brasília.



Imagem de arquivo de 8 de abril de 2023 mostra Yevgeny Prigozhin após funeral de blogueiro militar russo Maxim Fomin — Foto: Yulia Morozova/REUTERS

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, disse também que o país não está construindo nenhum acampamento para o grupo mercenário, mas que irá acomodá-los.

“Oferecemos a eles uma das bases militares abandonadas. Temos uma cerca, temos tudo. Montem suas barracas”, disse Lukashenko.

Ele disse ainda que os militares do seu país adorariam aprender com a experiência de guerra dos membros do Grupo Wagner.

Putin durante conversa com soldados do exército russo em 27 de junho de 2023 — Foto: Mikhail Tereshchenko/Sputnik via REUTERS

Falando para soldados do exército russo em uma reunião no Kremlin, Putin disse que sempre respeitou os combatentes de Wagner, mas que o fato é que o grupo foi “totalmente financiado” pelo orçamento do Estado.

Ele informou que o Estado gastou 86 bilhões de rublos (R$ 4,82 bilhão) com o Ministério da Defesa entre maio de 2022 e maio de 2023.

O presidente russo disse também que autoridades investigarão como o dinheiro pago pelo governo para o Grupo Wagner foi utilizado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

paramos-uma-guerra-civil,-diz-putin-a-tropas-apos-motim-do-grupo-wagner

G1 Mundo

Paramos uma guerra civil, diz Putin a tropas após motim do grupo Wagner

A declaração foi feita durante discurso de Putin a militares nesta manhã no Kremlin. Este é segundo pronunciamento do líder russo - que não costuma discursar com frequência - desde o motim do grupo mercenário. Na segunda-feira (26), ele já havia feito um discurso à nação e televisionado. Nesta manhã, Putin se dirigiu apenas a forças que participaram nas operações de resistência ao motim. Ele disse que "nem o Exército […]

today27 de junho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%