Prefeitura de Guarujá

Primeira vez de crianças do interior em praia de Guarujá reúne familiares e brincadeiras

today5 de dezembro de 2023 6

Fundo
share close

Intercâmbio cultural ocorreu entre escolas de Guarujá e Campinas

Em Guarujá, 17 crianças e seus responsáveis entraram no mar pela primeira vez, na Praia da Enseada. Na última segunda-feira (4), a Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado, no bairro Cidade Atlântica, encerrou um intercâmbio cultural junto ao Centro de Educação Infantil (CEI) Helena Novaes Rodrigues, de Campinas, no interior de São Paulo. A experiência contou com imersão em uma sala interativa, café da manhã, almoço e caminhada.

Tudo começou por iniciativa da professora do CEI, Mariana Segheto. Ela dá aulas à sala temática “Fundo do Mar”, uma classe de matriculados com idade entre 2 e 3 anos, e no último mês de setembro contatou a escola guarujaense para finalizar o ano letivo reunindo as turmas. Desde então, as duas unidades vem trocando informações por meio de podcasts, cartas, fotos e vídeos, além de outros 75 alunos com idade entre 4 e 5 anos.

Antes mesmo de chegar a Guarujá, as crianças já sabiam diversas curiosidades locais, além de características sobre as 27 praias. Na “Ilha do Dragão”, como o Município também é popularmente conhecido, a iniciativa só foi possível porque as professoras Daniela Amaral, Renata Cotting Vigliar, Sephora Barros e os demais colaboradores da Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado se empenharam para tirar o projeto do papel.

Circuito, interação e novas memórias



A pequena Laura Menezes, de 5 anos, que é uma estudantes moradoras de Guarujá, chegou à orla empolgada. Logo encontrou os colegas e começou a participar das brincadeiras. Havia um circuito interativo montado com bambolês, baldes, miniaturas de animais marinhos e outros objetos.  Para seu pai, o zelador Cleone Menezes, a iniciativa faz toda a diferença.

“Sabemos da importância da família na vida das crianças e, sempre que podemos, estamos juntos. Hoje mesmo aproveitei para vir com o avô dela e, assim, seguiremos para mais bons momentos como esse”, ponderou o pai.

Experiência inédita

Para as quatro professoras da linha de frente do intercâmbio cultural, um fato também foi unânime: desde o início de suas trajetórias profissionais, nunca haviam realizado atividade semelhante. A educadora Mariana Segheto destacou que o sentimento é de satisfação. “O processo inteiro foi maravilhoso, mas cumprir o desafio de sair de uma cidade há tantos quilômetros da praia é ainda mais recompensador. Já estou animada para novos projetos em 2024”, comemorou.

No caso da professora Sephora Barros, a experiência foi um verdadeiro presente. Ela contou que advogou por 13 anos e esgotada da rotina do Judiciário, viu no esposo uma semente para investir na área atual. A mesma passou a fazer parte da rede municipal de ensino de Guarujá em 2020 e tem certeza que está no caminho certo.  “Com as vivências que proporcionamos às crianças, somos capazes de contribuir para grandes transformações. Estou muito feliz”, destacou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

conselho-do-governo-federal-publica-resolucao-que-revoga-privatizacao-da-administracao-do-porto-de-santos

G1 Santos

Conselho do Governo Federal publica resolução que revoga privatização da administração do Porto de Santos

Com a queda da resolução nº 246, de 2022, afora o Porto de Santos também não serão privatizadas as administrações dos portos de São Sebastião e da Bahia no Programa Nacional de Desestatização (PND). A nova resolução nº 291 propõe à presidência da República a qualificação do terminal SSB01 -- que prevê a movimentação de carga geral, multipropósito -- e a exclusão do Porto Organizado de São Sebastião do Programa […]

today5 de dezembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%