G1 Mundo

Primeiro-ministro da Grécia convoca eleições para maio após desastre ferroviário

today22 de março de 2023 8

Fundo
share close

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou, nesta terça-feira (21), a convocação de eleições gerais para maio, três semanas após uma catástrofe ferroviária que causou indignação no país.

“Posso dizer com certeza que as eleições serão realizadas em maio”, afirmou Mitsotakis, líder do partido conservador Nova Democracia, em declarações ao canal Alpha.

Em 28 de fevereiro, a colisão entre dois trens deixou 57 mortos e provocou uma onda de protestos na Grécia contra o governo.



O mandato do governo conservador, no poder há quase quatro anos, termina em julho.

O governo havia previsto convocar eleições em abril, segundo a imprensa local, mas o desastre ferroviário, o mais mortal da história do país, forçou uma mudança de planos.

A responsabilidade pelo acidente foi atribuída principalmente ao chefe noturno da estação de trens, que foi colocado em prisão preventiva.

Acidente de trem na Grécia mata 36 e fere dezenas

Acidente de trem na Grécia mata 36 e fere dezenas

Mas especialistas e a imprensa acusam o governo de Mitsotakis de não ter agido em quatro anos de legislatura para remediar as deficiências crônicas do sistema ferroviário grego.

Afetado por uma gestão da tragédia considerada calamitosa, Mitsotakis prometeu “transparência absoluta” na investigação judicial.

A Grécia já havia entrado em período pré-eleitoral quando um escândalo de escutas telefônicas estourou no verão passado, acertando um duro golpe no gabinete do primeiro-ministro.

Desde então, a oposição de esquerda exigia a antecipação das eleições.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video-mostra-policiais-e-equipe-medica-pressionando-homem-negro-contra-o-chao-antes-dele-morrer-nos-eua

G1 Mundo

Vídeo mostra policiais e equipe médica pressionando homem negro contra o chão antes dele morrer nos EUA

Irvo Otieno morreu algemado em um hospital psiquiátrico na Virgínia. Os motivos para a sua detenção e internação não foram divulgados. Vídeo de câmera de vigilância de hospital mostra policiais em cima de paciente nos EUA Diversos policiais e funcionários do hospital imobilizaram Irvo Otieno, que estava algemado, pressionando-o no chão por vários minutos, antes de seu corpo ficar mole e começarem um procedimento de ressuscitação, conforme imagens de câmera […]

today22 de março de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%