G1 Mundo

Primeiro-ministro de Israel exonera ministro da Defesa em meio a protestos contra reforma judicial

today27 de março de 2023 10

Fundo
share close

Yoav Galant, do mesmo partido conservador de Netanyahu, foi demitido após pedir pausa de um mês no controverso processo de reforma judicial impulsionado pelo governo.


Manifestantes enfrentam policiais na porta do Parlamento de Israel, em Jerusalém, durante protesto contra a reforma judicial em 13 de fevereiro — Foto: Ammar Awad/ Reuters



O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, exonerou neste domingo (26), o ministro da Defesa, Yoav Galant. A demissão ocorreu depois que Galant pediu, no sábado, uma pausa de um mês no controverso processo de reforma judicial, impulsionado pelo governo.

A reforma que Netanyahu tenta promover no Judiciário vem gerando uma onda de protestos pelos país ao longo das últimas semanas. Neste sábado, milhares de manifestantes foram as ruas de Tel Aviv contra a proposta.

Críticos ao projeto alegam que a alteração aumenta o poder do Legislativo sobre o Judiciário, o que coloca em risco o caráter democrático do Estado.

Em um discurso na noite de sábado, o ministro exonerado, que pertence ao mesmo partido de Netanyahu, o conservador Likud, disse temer que a divisão sobre a reforma crie uma “ameaça real para a segurança de Israel”.

Desde que o governo Netanyahu, um dos mais à direita da história de Israel, apresentou o projeto de reforma judicial, em janeiro, o país está dividido e há manifestações contrárias a cada semana.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

xi-jinping-deseja-melhoras-a-lula-apos-cancelamento-de-visita-a-china

G1 Mundo

Xi Jinping deseja melhoras a Lula após cancelamento de visita à China

O presidente da China, Xi Jinping, desejou melhoras a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o presidente brasileiro cancelar a viagem ao país asiático por conta de um diagnóstico de broncopneumonia e de influenza. Em post numa rede social de Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, neste domingo (26), o líder chinês reiterou que espera que o encontro ocorra o quanto antes. “No dia 26, […]

today27 de março de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%