G1 Santos

Procurador-geral da República contesta lei que prevê salário-esposa a servidores de cidade no litoral de SP

today2 de julho de 2022 16

Fundo
share close

Benefício é garantido a servidores casados há pelo menos cinco anos. Para cujas companheiras não exerçam atividade remunerada.

Augusto Aras contestou no STF lei de São Vicente que prevê o pagamento de salário-esposa a servidores — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo



O procurador-geral da República, Augusto Aras, contestou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma lei municipal de São Vicente, no litoral de São Paulo, que prevê o pagamento de salário-esposa a servidores casados. Para ter acesso ao benefício, a união deve ter no mínimo cinco anos e a cônjuge não pode exercer atividade remunerada.

A ação foi protocolada no último dia 15. Nela, o chefe do Ministério Público Federal (MPF) defende que a lei fere diversos princípios constitucionais, como a igualdade, moralidade e razoabilidade, já que se baseia apenas no estado civil do servidor.

Ao g1, a Prefeitura de São Vicente pontuou, por meio da Secretaria de Gestão (Seges), que deve aguardar o resultado do processo, a partir da ação ajuizada por Aras, para tomar alguma decisão.

A Seges informou que a lei que prevê o salário-esposa é de 1978. Acrescentou, ainda, que, “apesar de sofrer questionamentos do Ministério Público, até então não teve sua constitucionalidade questionada. No entanto, seguindo recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado (MP/SP), a gestão vem indeferindo novos pedidos de implementação do salário-esposa”.

No último mês de maio, 152 servidores de São Vicente receberam o benefício, o que totalizou R$ 9.211,20 de gastos aos cofres públicos. A prefeitura salienta que os benefícios foram implementados antes do questionamento do procurador-geral da República ao STF.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policial-salva-dois-pescadores-que-passaram-quatro-horas-‘ilhados’-em-itanhaem:-‘poderiam-passar-por-situacao-de-hipotermia’

G1 Santos

Policial salva dois pescadores que passaram quatro horas ‘ilhados’ em Itanhaém: ‘poderiam passar por situação de hipotermia’

Homens ficaram presos na Ilha das Cabras. Pescadores são salvos por policial ambiental após passarem 4 horas ilhados em Itanhaém, SP. — Foto: Divulgação/ Polícia Militar Ambiental Dois pescadores foram resgatados por um policial militar ambiental depois de ficarem quatro horas 'ilhados' na Ilha das Cabras, em Itanhaém, no litoral de São Paulo, na última quinta-feira (30). Conforme apurado pelo g1, o agente precisou usar uma boia para que a […]

today2 de julho de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%