A ideia nasceu de um questionamento da professora Najla Diniz nas redes sociais: “se eu conseguisse parear a minha internet na lousa digital, eu veria o jogo com a minha turma onde?” Foi a partir das respostas que ela viabilizou aos alunos de uma turma do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Quintana acompanhar a partida entre Senegal e Holanda.
Ao publicar fotos da turma no Twitter, ela teve a mensagem compartilhada por Casimiro, com emojis de corações.
“Quando ele retuitou, foi um susto! Meu celular não parou e mostrava para eles [os alunos] as curtidas”, diz Najla.
Ao g1, Najla diz que alguns aplicativos são bloqueados na lousa digital da sala de aula, sendo necessária uma autorização para acesso. Por isso, recorreu aos seus seguidores para encontrar uma forma de acompanharem a partida e providenciou o pareamento da internet do próprio celular.
A educadora conta que a iniciativa partiu da ideia de explorar o lado lúdico do futebol. Para ela, a parte social do esporte ainda é subestimada.
“Através dele, a gente conhece não só a cultura, mas a geografia, a história, a linguagem, as vestimentas, as bandeiras, as pessoas. E, no fim, eles conduziram o processo”, afirma.
No intervalo do jogo, a professora localizou, junto com a turma, os países dos jogos que eles assistiram. Segundo Najla, a escola tinha mapa mundi e globo terrestre, mas, após uma reforma na biblioteca, os itens se perderam. Uma amiga da professora que viu a publicação se sensibilizou com a situação e comprou os objetos para doar à instituição.
Essa não foi a primeira vez que uma ação de Najla ganha repercussão nas redes sociais. No primeiro semestre deste ano, ele organizou uma mobilização e criou um banco de calçados para o colégio. A professora conseguiu arrecadar quase R$ 3 mil em doações que variaram entre R$ 5 e R$ 500.
“O banco de calçados foi um sucesso! E atendeu não só os alunos, como seus familiares também. Foi muito lindo! Sou muito feliz e grata por essa receptividade toda. São ideias simples, mas que movem!”, diz Najla.
Foram adquiridos 23 pares de calçados novos e meias. A instituição de ensino recebeu doações de sapatos usados.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
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