G1 Santos

Projeto ajuda jovens em situação de vulnerabilidade a atuar em cruzeiros e realizar sonhos

today24 de setembro de 2023 7

Fundo
share close

Elas fizeram parte do projeto Jovens Tripulantes, que já auxiliou mais de 4.650 jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social a ingressarem na indústria dos cruzeiros marítimos.

Segundo o projeto Jovens Tripulantes, apesar do expressivo número de vagas, 80% dos candidatos que tentam trabalhar a bordo são reprovados nos processos seletivos. “A maioria por não ter qualificação e conhecimento sobre a área marítima”, explicou, em nota.

Kamiry atuou dois anos na área de Howsekeeping, departamento de limpeza do navio, e se prepara para próxima temporada. “Com o salário que eu recebia, eu ajudei minha mãe e isso é uma eterna gratidão. Como não temos gastos no navio, o dinheiro fica praticamente livre”, explicou.



Já Vitória, embarcará em novembro, na Espanha, para trabalhar como Mess Attendant, profissional responsável pelo restaurante dos tripulantes. “Eu estou muito ansiosa. Não sei exatamente o que esperar, mas quero que seja uma coisa única. Não vou desperdiçar essa oportunidade”, disse.

Kamiry Sossa Baldan, de Praia Grande (SP), realizou sonho da mãe após participar de projeto social para trabalhar em navios de cruzeiros — Foto: Arquivo Pessoal

Após conseguir realizar o sonho da mãe de reformar o apartamento onde moram em Praia Grande, no litoral de São Paulo, Kamiry contou que trabalhará na próxima temporada e deve embarcar em outubro, na Itália.

De acordo com a tripulante, os sonhos não vão parar. “Com esse próximo contrato vou comprar minha casa. Eu tenho essa vontade, um desejo meu e sei que vou conseguir. Ano que vem, casa nova”, afirmou.

Ao g1, a jovem contou que a possibilidade de conhecer o mundo enquanto trabalha fez com que se tornasse mais confiante.

“O meu salário é muito melhor do que eu imaginei ganhar com 20 anos. Eu tenho inglês fluente, aprendi a ser independente, fiz amizades com pessoas de diferentes países e idiomas, conheci lugares maravilhosos”, finalizou.

Vitória Rayani de Castro, de 22 anos, se prepara para embarcar na primeira temporada de cruzeiros — Foto: Arquivo Pessoal

À reportagem, Vitória contou que trabalhava como ajudante de cozinha em um restaurante quando conheceu o mundo dos cruzeiros através de um amigo que atuava na área.

A jovem, que estava em busca de uma vida melhor, viu a oportunidade de aperfeiçoar o inglês, conhecer diferentes países e culturas, além de ganhar em dólar.

“O meu processo seletivo, entre entrevista, prova de inglês e envio de documentos foi muito rápido, levou pouco mais de uma semana até eu ser aprovada”, lembrou a futura tripulante.

A capacitação do projeto Jovens Tripulantes é feita online, em até seis meses. Durante o curso, os alunos são qualificados nas principais especialidades de navios de cruzeiros, além de aprender idiomas, como inglês e italiano, e conversar com profissionais de psicologia, saúde e orientação vocacional.

Após a conclusão das aulas, os futuros tripulantes fazem uma avaliação para à próxima fase. Caso sejam aprovados, uma equipe de orientadores irão prepará-los para as entrevistas de emprego com agências recrutadoras.

Até a última atualização desta reportagem, não havia uma data para a reabertura das inscrições. Os interessados devem ficar atentos ao site do projeto.

Para se inscrever, os candidatos precisam ser brasileiros e morar no país, ter entre 18 e 45 anos, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e ter o sonho de mudar de vida por meio do trabalho.

Pessoas negras, trans, descendentes dos povos originários, LGBTs, refugiados e imigrantes com passaporte brasileiro e pessoas que já foram acolhidas em abrigos quando crianças ou adolescentes, têm prioridade no processo de seleção.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quatro-tumbas-de-2.000-anos-sao-descobertas-na-faixa-de-gaza

G1 Mundo

Quatro tumbas de 2.000 anos são descobertas na Faixa de Gaza

Quatro tumbas romanas de 2.000 anos foram descobertas no norte da Faixa de Gaza, confirmou um arqueólogo à AFP neste sábado (23), possibilitando assim a reconstituição do primeiro cemitério romano completo neste território palestino. "Com a descoberta destas quatro, o número total de tumbas neste cemitério romano - que data do período entre o século I a.C. e o século II d.C. - agora sobe para 134", afirmou Fadel Al-Otol. […]

today23 de setembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%