G1 Santos

Projeto do túnel suberso Santos-Guarujá é apresentado na Alesp, SP

today13 de dezembro de 2023 9

Fundo
share close

Coordenada pelo deputado Tomé Abduch (Republicanos), a FPLS lançada nesta terça-feira (12) possui como membros efetivos os representantes da Baixada Santista Caio França (PSB), Solange Freitas (União Brasil) e Tenente Coimbra (PL). No entanto, outros parlamentares e autoridades participaram do lançamento.

O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, esclareceu dúvidas sobre a obra e expôs aos parlamentares o cronograma do túnel. O lançamento de edital está previsto para 2024, o início de obras em 2025 e conclusão em 2028. Os prazos, porém, podem sofrer ajustes a partir da participação do Governo do Estado.

Pomini enumerou os benefícios decorrentes do túnel, como a redução da poluição ambiental, segurança às pessoas que cruzam o canal do Porto diariamente e melhor desempenho das operações portuárias.



De acordo com o projeto, a previsão é que a travessia pelo túnel dure menos de dois minutos, enquanto atualmente o tempo chega a uma hora pela estrada e pode variar de 20 minutos a duas horas pelas balsas.

Estimada em aproximadamente R$ 6 bilhões, a obra está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será custeada com recursos dos orçamentos da União e do estado de São Paulo.

“Só acontecerá se municípios, estado e União trabalharem em conjunto. No campo político, é comum existir posicionamentos divergentes, mas jamais podemos permitir que interesses políticos partidários se sobreponham às necessidades e vontade do povo”, ressaltou o coordenador da FPLS, Tomé Abduch, em nota divulgada pela Alesp.

De acordo com a APS, todos os deputados que estiveram no evento apoiaram o projeto do túnel. Pomini aproveitou para solicitar ao Estado uma nova pista de acesso Planalto-Baixada, pois a Via Anchieta é a única que permite a descida de caminhões, que representam aproximadamente 70% do modal que traz cargas ao Porto de Santos.

Em 1947, quando a rodovia foi inaugurada, o Porto de Santos movimentava 4 milhões de toneladas por ano. Atualmente, a movimentação é de 164 milhões de toneladas por ano. “É urgente uma nova pista Planalto-Baixada. A Via Anchieta está definitivamente saturada para os caminhões”, afirmou Pomini, em nota divulgada pela APS.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-aplica-6-mil-toneladas-de-asfalto-em-160-ruas-e-avenidas

Prefeitura de Guarujá

Guarujá aplica 6 mil toneladas de asfalto em 160 ruas e avenidas

Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 11 de dezembro de 2023 Preservando as vias da Cidade, a Prefeitura de Guarujá realizou serviços de tapa-buraco em 160 ruas e avenidas durante este ano. Para atender a demanda, foram utilizadas 6.542 toneladas de massa asfáltica. Os serviços são feitos diariamente pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb). A quantidade de vias trabalhadas e asfalto empregado são referentes ao […]

today13 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%