G1 Santos

Projeto que prevê cremação e sepultamento gratuito de animais domésticos é aprovado em Santos

today1 de dezembro de 2023

Fundo
share close

A Câmara Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, aprovou a instituição do sepultamento e a cremação gratuita de animais domésticos em cemitérios públicos ou conveniados do município. O projeto em questão, de autoria do vereador Chico Nogueira (PT), depende apenas da sanção do Poder Executivo para entrar em vigor.

O Projeto de Lei 210/2021 foi aprovado, em segunda discussão, com unanimidade dos vereadores durante a 73° Sessão Ordinária de 2023, realizada na última quinta-feira (30) na Câmara Municipal.

No documento, o parlamentar enfatizou que os serviços particulares existentes no município não são acessíveis às parcelas mais humildes da população, havendo dificuldades para proceder o encaminhamento respeitoso ao cadáver dos animais.



O PL 210/2021 dispõe sobre a instituição de cemitérios e crematórios públicos para animais domésticos, ofertando serviços de exumação e sepultamento. A proposta ainda prevê que o Poder Executivo possua convênios com cemitérios particulares para a prestação do serviço de forma gratuita.

Como justificativa, o texto destaca que o descarte inadequado dos restos mortais de animais é um problema de saúde pública, especialmente nas áreas periféricas da cidade, e pode ser resolvido com a iniciativa.

Atualmente, a administração disponibiliza o recolhimento do cadáver do animal em residência particular de forma gratuita, mediante agendamento com a empresa Terracom, encaminhando o corpo para cremação em São Paulo. Entretanto, o projeto destaca que o atendimento precisa ser humanizado, permitindo o sepultamento ou a cremação em Santos.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

motorista-que-invadiu-contramao-e-matou-mulher-e-solto-e-demitido-no-litoral-de-sp;-entenda

G1 Santos

Motorista que invadiu contramão e matou mulher é solto e demitido no litoral de SP; entenda

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) concedeu liberdade provisória ao motorista que causou um acidente ao entrar na contramão da Via Expressa Sul, na última quarta-feira (29), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A batida entre os dois veículos deixou quatro vítimas, entre elas uma mulher de 23 anos, que morreu no local. O g1 apurou também que ele usou o carro de uma […]

today1 de dezembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%