G1 Mundo

Protesto contra construção de centro policial nos EUA tem incêndio e mais de 30 prisões

today6 de março de 2023 7

Fundo
share close

Um canteiro de obras onde será construído um centro de treinamento da polícia de Atlanta, no sul dos EUA, foi palco de confrontos e incêndios causados durante uma manifestação contra a instalação da corporação no local. A confusão resultou na prisão de 35 pessoas, disseram as autoridades.

O local planejado para o Centro de Treinamento de Segurança Pública de Atlanta, apelidado de “Cidade da Polícia” pelos seus opositores, tem sido alvo de crescente descontentamento de manifestantes que se opõem tanto à crescente militarização da polícia quanto a dar esse tipo de uso a uma área de floresta que alguns consideram ser o “pulmão” da cidade.

Segundo o site da instalação, o centro de treinamento de polícia e bombeiros está sendo construído numa área de 34,4 hectares do Condado de DeKalb.



Os confrontos de domingo começaram com um festival de música que fazia parte de uma semana de manifestações contra a construção do centro policial. Mas as autoridades disseram que o evento se tornou violento quando “agitadores” se vestiram de preto, invadiram o canteiro de obras e lançaram tijolos, pedras, coquetéis molotov e fogos de artifício contra os policiais.

“As ações ilegais dos agitadores poderiam ter resultado em danos corporais. Os policiais usaram restrição e aplicaram medidas não letais para efetuar as prisões”, disse a polícia.

Imagens nas redes sociais mostraram chamas e fumaça saindo de vários pontos da propriedade. Uma imagem mostrava equipamentos pesados em chamas.

Centenas de pessoas participaram dos eventos de domingo e um grupo saiu do show para iniciar um protesto, informou a TV local, citando testemunhas.

A oposição ao centro policial diz que quer salvar um importante espaço verde perto da área metropolitana de Atlanta, que tem cerca de 6 milhões de habitantes.

“Pedimos a todas as pessoas de boa consciência que se solidarizem com o movimento para impedir a Cidade da Polícia e defender a Floresta Weelaunee”, diz um comunicado em um site chamado “Defenda a Floresta de Atlanta”.

O site promove uma série de eventos de 4 a 11 de março, incluindo música ao vivo e passeios pela floresta.

Com mais eventos planejados nos próximos dias, a polícia de Atlanta disse que tem “estratégia em camadas que inclui reação e prisão”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

uma-pessoa-morre-pisoteada-e-9-ficam-feridas-em-confusao-apos-show-da-rapper-glorilla-nos-eua

G1 Mundo

Uma pessoa morre pisoteada e 9 ficam feridas em confusão após show da rapper GloRilla nos EUA

Uma pessoa morreu e 9 ficaram feridas, duas delas em estado grave, depois que uma multidão tentou sair correndo de um show de rap em Rochester, estado de Nova York, na noite de domingo (5). Segundo as autoridades, a correria começou porque as pessoas temiam que alguém estivesse atirando com arma de fogo no local, apesar de não haver evidência de que isso de fato tenha ocorrido. As estrelas do […]

today6 de março de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%