G1 Mundo

Putin: ingresso da Ucrânia na Otan agravará tensão internacional

today13 de julho de 2023 5

share close

“Estou convencido de que isso não vai melhorar a segurança da Ucrânia e, de uma maneira geral, tornará o mundo mais vulnerável e provocará tensões adicionais no cenário internacional”, disse o presidente russo.

A frase foi uma resposta à aproximação da aliança militar transatlântica com a ex-república soviética.

Otan disse que vai convidar a Ucrânia



No começo desta semana houve uma reunião dos líderes dos países que fazem parte da Otan em Vilnius, na Lituânia.

Nessa reunião, os 31 membros disseram que a Ucrânia vai ingressar na Otan em algum momento, mas eles não definiram o momento em que a adesão será efetivada.

Segundo Jens Stoltenberg, o secretário-geral da Otan, o convite para a entrada da Ucrânia no grupo se dará “quando os aliados concordarem que haja condições para isso”. Ou seja, não será enquanto há uma guerra no país. Primeiro, considerou ele, é preciso assegurar a vitória contra a Rússia.

O presidente da Ucrânia, Volodymy Zelensky, não gostou da indefinição e criticou as intenções da Otan: “Palavras vagas sobre ‘condições’ são adicionadas mesmo para convidar a Ucrânia. Parece que não há disposição nem para convidar a Ucrânia para a Otan nem para torná-la membro da aliança”, afirmou o presidente.

A Rússia fez ataques aéreos pela terceira noite consecutiva nesta quinta-feira. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, anunciou que o corpo de uma pessoa foi encontrado após um incêndio em um prédio residencial, mas não relacionou as chamas ao ataque russo.

Os ucranianos afirmaram que conseguiram bloquear parte dos ataques russos ao derrubar 20 drones de ataque russos e dois mísseis de cruzeiro durante a noite.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

General russo é afastado após reclamar da situação que tropas enfrentam na Ucrânia

Ivan Popov comandava o batalhão 58, em Zaporíjia, uma área crítica de batalha, onde fica a maior usina nuclear da Ucrânia e da Europa. General russo é afastado, depois de relatar dificuldades na guerra na Ucrânia Um general russo foi afastado do cargo, depois de contar aos seus superiores a situação que as tropas russas enfrentam no fronte na Ucrânia. Em uma gravação de áudio de quatro minutos, divulgada na noite desta quarta-feira (12), ele contou ter sido demitido por […]

today13 de julho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%