G1 Mundo

Putin silencia sobre queda de avião com chefe do grupo Wagner; Zelensky nega envolvimento

today24 de agosto de 2023 4

Fundo
share close

Líder ucraniano disse que seu país não tem ‘nada a ver’ com o episódio, envolto em mistério. Corpos ainda não foram identificados.




Veja queda de avião que deixou mortos na Rússia; Prigozhin estava na lista de passageiros

Veja queda de avião que deixou mortos na Rússia; Prigozhin estava na lista de passageiros

Zelensky disse que seu governo não tem nenhum envolvimento com o caso.

“Todo mundo sabe quem está envolvido nisso”, disse o líder ucraniano, em referência a suspeitas de que o governo russo teria provocado a queda do avião para matar Prigozhin, antigo aliado de Vladimir Putin que se tornou seu inimigo após liderar uma rebelião há dois meses.

Já o governo russo optou por se manter em silêncio sobre o episódio e não havia se manifestado até a manhã desta quinta. Em um pronunciamento feito por videoconferência aos sócios do Brics, Putin não fez nenhuma menção a Prigozhin nem à queda da aeronave.

O Kremlin, que costuma fazer uma entrevista coletiva diária de imprensa, também não havia prestado declarações até a última atualização desta notícia.

Detalhe de aeronave despencando do céu nos arredores de Moscou em 23 de agosto de 2023. — Foto: Reprodução

Enquanto isso, crescem as especulações sobre o que de fato aconteceu – não se sabe ainda a causa da queda.

Fontes do serviço de inteligência do Ministério da Defesa britânico afirmaram à rede BBC que a hipótese mais provável é a de que a FSB, a agência de inteligência da Rússia, planejou e executou um atentado para matar Prigozhin.

Um dos principais fatores que poderão ajudar a esclarecer o que houve é a identificação dos corpos – segundo a agência de aviação russa, não houve sobreviventes.

Mas, na manhã desta quinta-feira, autoridades de Tver, cidade nos arredores de Moscou onde a queda aconteceu, os corpos haviam sido transferidos para a identificação, que estava sendo dificultada por conta do mau estado deles.

Avião cai na Rússia e dez morrem; segundo o governo russo, Yevgeny Prigozhin, do Grupo Wagner, estava a bordo — Foto: Arte/g1

Rússia e os mercenários do grupo Wagner: entenda a treta

Rússia e os mercenários do grupo Wagner: entenda a treta

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brics:-arabia-saudita,-argentina,-egito,-emirados-arabes-unidos,-etiopia-e-ira;-conheca-os-6-paises-convidados-para-o-bloco

G1 Mundo

Brics: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã; conheça os 6 países convidados para o bloco

Eles terão de cumprir com algumas condições para participar do grupo a partir de 1º de janeiro de 2024. O debate sobre a expansão do bloco Brics, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, esteve no topo da agenda durante as reuniões em Joanesburgo. Mapa mostra a localização dos seis países convidados para se juntar aos BRICS — Foto: Arte g1 A seguir, saiba mais sobre os […]

today24 de agosto de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%