G1 Mundo

Qualquer iniciativa pró-independência de Taiwan será punida, diz chanceler chinês

today14 de janeiro de 2024 3

Fundo
share close

‘Não importam quais sejam os resultados das eleições. Não podem mudar o fato de que há apenas uma China e Taiwan é parte dela’, afirmou o ministro chinês um dia depois dos taiwaneses elegerem como presidente Lai Ching-te, contrário à unificação da ilha com a China.


O ministro das Relações Exteriores da China Wang Yi em entrevista à imprensa no Cairo, neste domingo (14). — Foto: Khaled Desouki/AFP



O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, afirmou, neste domingo (14), que qualquer iniciativa a favor da independência de Taiwan será “duramente punida”, um dia depois dos taiwaneses elegerem como presidente Lai Ching-te, contrário à unificação da ilha com a China.

“Se alguém na ilha de Taiwan pensa em buscar a independência, estará tentando dividir a China e, sem dúvida, será duramente punido, tanto pela história quanto pela lei”, declarou o chanceler chinês em entrevista coletiva ao lado do chanceler egípcio, Sameh Shoukry, no Cairo.

“Não importam quais sejam os resultados das eleições. Não podem mudar o fato de que há apenas uma China e Taiwan é parte dela”, reiterou Wang.

Taiwan nunca foi um país. Não foi no passado e certamente não será no futuro”, disse ainda, na mesma coletiva.

Taiwan e a China continental estão separadas desde 1949, quando as tropas comunistas de Mao Tsé-tung derrotaram as forças nacionalistas. Estas últimas se refugiaram na ilha e impuseram uma autocracia que se tornou uma democracia na década de 1990.

O resultado da votação deste sábado tem potencial para deteriorar as relações já não tão boas entre Taiwan e China, e até acelerar planos chineses de invadir a ilha.

Taiwan elege candidato pró-democracia como novo presidente

Taiwan elege candidato pró-democracia como novo presidente




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja,-sp,-inaugura-primeira-fase-do-complexo-regulador-de-saude;-entenda-como-funcionara

G1 Santos

Guarujá, SP, inaugura primeira fase do Complexo Regulador de Saúde; entenda como funcionará

De acordo com a prefeitura, antes, o serviço funcionava com plantões médicos à distância. Agora, o atendimento ganha mais autonomia, já que a Secretaria Municipal de Saúde utilizará o software cedido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo na gestão dos leitos, o Sistema Siresp, utilizado na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). Complexo Regulador Municipal O Complexo Regulador Municipal foi estruturado em três […]

today14 de janeiro de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%