G1 Mundo

Quase 3 meses após caso atípico de ‘vaca louca’, Catar volta a importar carne bovina do Brasil

today30 de maio de 2023 5

Fundo
share close

O governo do Catar derrubou restrições impostas há quase três meses e voltará a importar carne bovina do Brasil, anunciaram nesta terça-feira (30) os ministérios brasileiros da Agricultura e de Relações Exteriores.

As exportações desse produto estavam barradas no Catar desde o início de março, quando um caso atípico de encelafopatia espongiforme bovina – conhecida popularmente como “mal da vaca louca” – foi registrado no Pará.

O caso foi classificado por autoridades sanitárias como “atípico”, ou seja, uma ocorrência natural e espontânea no rebanho que não se espalha e, por isso, não gera riscos à saúde pública segundo definição da Organização Mundial de Saúde.



Além do Catar, outros grandes importadores de carne bovina brasileira como a China e a Rússia chegaram a interromper esse fluxo de compras, mas retomaram o aval aos frigoríficos brasileiros nas semanas seguintes.

Caso do mal da vaca louca no Pará: entenda o que aconteceu

Caso do mal da vaca louca no Pará: entenda o que aconteceu

“O anúncio, que se soma à recente reabertura dos mercados na Tunísia, na Palestina e na Rússia, representa a plena normalização do comércio do produto com o Catar”, escreveram os ministérios nesta terça.

De acordo com o governo brasileiro, o Catar importou US$ 36,9 milhões em carne bovina do Brasil em 2022, o equivalente a 6 mil toneladas do produto.

Entre janeiro e março de 2023, o fluxo comercial entre os dois países foi de US$ 231,6 milhões. A carne bovina representou cerca de 75% do total exportado pelo Brasil.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-forum-na-onu,-lula-e-anielle-citam-ataque-contra-vini-jr.-e-dizem-que-racismo-e-‘imperdoavel’-e-‘odio’-contra-pessoas-negras

G1 Mundo

Em fórum na ONU, Lula e Anielle citam ataque contra Vini Jr. e dizem que racismo é ‘imperdoável’ e ‘ódio’ contra pessoas negras

Há cerca de dez dias, durante jogo do campeonato espanhol, torcedores do Valencia praticaram atos racistas contra o brasileiro. Alguns foram identificados e presos. O governo brasileiro cobrou de autoridades espanholas e esportivas a adoção de medidas para punir os responsáveis e evitar que novos atos aconteçam. "O racismo transcende fronteiras, como ficou demonstrado nas constantes ofensas sofridas pelo jogador brasileiro Vini Junior. A lição que podemos tirar desses imperdoáveis […]

today30 de maio de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%