G1 Mundo

Quem é Edmundo González, opositor de Maduro na eleição da Venezuela

today22 de abril de 2024 5

Fundo
share close

Yoris havia sido nomeada substituta de María Corina Machado, que, apesar de ter vencido as primárias da oposição em outubro, também teve sua inscrição impedida.

Diante das negativas, lideranças da oposição acusam o governo de impor barreiras a candidaturas oposicionistas. Já o governo nega as acusações.

Antes de anunciar González, a aliança da oposição ainda esperava encontrar um candidato de unidade. Só agora, então, foi formado consenso para apoiar o nome dele, que desde março possuía um registro provisório.



A ratificação de González como candidato ocorreu um dia antes do prazo final em que poderiam ser feitas substituições, de acordo com o calendário eleitoral.

González tem 74 anos e serviu como embaixador na Argélia entre 1991 e 1993. Também foi embaixador na Argentina nos primeiros anos do governo de Hugo Chávez (1999-2013).

Publicou diversos livros e, como membro da oposição, foi representante internacional da Mesa Redonda da Unidade Democrática entre 2013 e 2015.

Considerado um candidato discreto, um dos principais desafios de González é fazer seu nome ser reconhecido entre os eleitores em um curto prazo, apontam analistas políticos.

“Ele é um candidato pouco conhecido. Seu desafio será justamente conquistar esse reconhecimento”, disse à Reuters Ricardo Rios, que dirige a consultoria local Estrategia y Poder.

Edmundo González, opositor de Maduro na eleição da Venezuela. — Foto: Reprodução/GloboNews

O ex-diplomata Edmundo González também atuou na década de 1990 nos bastidores do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Mais recentemente, foi conselheiro de relações internacionais da coligação da oposição.

“Edmundo é muito profissional, discreto e tem convicções democráticas muito firmes. Ele não gosta de usar palavras bombásticas ou radicais”, disse Jesus Torrealba, ex-secretário-geral da aliança de oposição.

O líder da oposição José Guerra elogiou Gonzalez pelo seu amplo conhecimento de questões internacionais, econômicas e políticas. Também ressaltou que o ex-diplomata fala francês e inglês, juntamente com o seu espanhol nativo.

“Ele é muito tolerante e escuta”, disse Guerra, acrescentando: “Ele terá uma campanha difícil”.

*Com informações da Reuters e da BBC




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

forca-tarefa-combate-ocupacoes-irregulares-em-santos,-sp

G1 Santos

Força-tarefa combate ocupações irregulares em Santos, SP

Proprietários foram intimados a demolirem construções no bairro Caruara, na Área Continental. Força-tarefa combate ocupações irregulares em Santos, SP — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos Uma ação integrada entra a Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, e o Governo do Estado localizou ocupações irregulares na cidade. Conforme apurado pelo g1, neste domingo (21), os proprietários foram intimados a demolirem as construções. De acordo com a prefeitura, as ações contaram […]

today21 de abril de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%