G1 Mundo

Quem é o nigeriano que sobreviveu depois de 60 horas no fundo do mar em navio naufragado

today19 de setembro de 2023 4

Fundo
share close

O homem foi arrastado para dentro da cabine do rebocador Jascon 4 pela força da água no momento do naufrágio. Ele foi o único dos 13 tripulantes a sobreviver ao acidente, que ocorreu a cerca de 32 quilômetros da costa da Nigéria. Veja no vídeo acima o momento do resgate.

Harrison Okene, nigeriano que sobreviveu a naufrágio depois de passar 30 horas no fundo do mar — Foto: Joe Brock/Reuters



Harrison Okene tinha 29 anos e era cozinheiro na época do naufrágio. Ele tinha pouca experiência no mar, onde começou a trabalhar em 2010. Antes, havia sido chef da cozinha de um hotel na Nigéria, o que garantia seu sustento com a esposa e os filhos.

Ele decidiu por uma mudança de carreira quando houve um boom petrolífero em seu estado natal, Delta State, no sul da Nigéria, o que o motivou a buscar emprego no mar. Ele se deu conta que poderia ganhar mais dinheiro sendo chef a bordo de um dos muitos navios envolvidos na extração de petróleo.

O Jascon 4, que afundou, era um rebocador, tipo de embarcação que auxilia as manobras de navios e outras embarcações na área portuária de forma segura.

Para Okene, segundo informou em entrevista à BBC, era muito mais vantajoso trabalhar no navio porque ele só precisava servir 12 pessoas, em vez das centenas que eram servidas no hotel. Além disso, o salário era melhor.

“Quanto mais longa é a viagem, mais você é pago, e você não gasta, não tem como gastar. Então, quando volta à terra, tem todo esse dinheiro disponível. Portanto, estava aproveitando o trabalho”, afirmou em entrevista.

Nova mudança profissional

Depois do trágico naufrágio que matou todos os seus colegas, Harrison chegou a prometer para si mesmo que não voltaria ao oceano. No entanto, um segundo acidente o fez mudar de planos.

Harrison dirigia um carro, que saiu de uma ponte e afundou em um lago. Mais uma vez, ele sobreviveu. E ainda conseguiu salvar seu acompanhante. Foi quando veio a decisão: se tornaria mergulhador profissional.

“Após o primeiro incidente, eu disse que nunca mais voltaria ao oceano, mas continuo lá porque sei que é onde devo estar, é o meu ambiente e sempre estarei perto dele”, disse à BBC. “É meu destino, é como Deus quis que fosse.”

Sobrevivente era próximo dos demais tripulantes

Apesar de estar trabalhando no Jascon 4 havia pouco tempo, Harrison já havia navegado anteriormente com o resto da tripulação.

“Éramos amigos, éramos muito próximos”, relatou à BBC. “Me tratavam como uma mãe, compartilhando comigo suas ideias e suas tristezas. Eu dava os poucos conselhos que podia para ajudá-los”, afirmou.

No dia do acidente, ouviu os gritos de seus colegas no momento do naufrágio. “Estava afundando rapidamente. Eu estava em pânico. Ouvi as pessoas gritando, chorando.[…] Eles gritavam por socorro. Você podia ouvir a água borbulhando enquanto entrava nos diferentes compartimentos e depois, silêncio”.

No local onde permaneceu nos dias seguintes, Harrison passou parte do tempo cantando louvores enquanto pensava em sua família.

Depois dos dois dias e meio na bolha de oxigênio no fundo do mar que garantiu sua sobrevivência, o cozinheiro foi resgatado quando mergulhadores procuravam pelos corpos dos tripulantes.

Os familiares deles já haviam sido informados que ninguém havia sobrevivido ao acidente. A esposa de Harrison chegou a desmaiar e foi levada para o hospital quando soube ele estava vivo.

Harrison estava na escuridão, com água fria até a cintura, quando escutou barulho dos mergulhadores quebrando portas para entrar no navio naufragado. Foi depois de ele bater nas paredes da cabine que um dos profissionais o encontrou.

Depois de se surpreender com a presença do sobrevivente no local, o mergulhador colocou equipamento de mergulho em Harrison. Ele ainda precisou ficar mais três dias em uma câmera de descompressão no navio, para normalizar seus níveis de nitrogênio e evitar o risco de um ataque cardíaco.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-aceita-convite-de-desconhecido-para-ir-ao-cinema,-e-estuprada-e-descobre-estar-gravida

G1 Santos

Mulher aceita convite de desconhecido para ir ao cinema, é estuprada e descobre estar grávida

Uma mulher, de 34 anos, contou ter sido estuprada e engravidado de um desconhecido que a convidou para ir ao cinema em Santos, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, nesta terça-feira (19), ele a abordou na praia e a chamou para ver um filme quando, no trajeto, cometeu o crime. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), o homem se apresentou à vítima como Artur. Ele […]

today19 de setembro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%