G1 Mundo

Quem era Ebrahim Raisi, presidente do Irã morto em queda de helicóptero

today20 de maio de 2024 7

Fundo
share close

Ebrahim Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente do Irã em 1º turno em 2021 para um mandato de 4 anos, numa eleição com abstenção recorde e da qual vários adversários foram impedidos de participar pelo Conselho de Guardiães da Constituição.

Entre os que foram tirados da corrida eleitoral estão o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad, o ex-presidente do Parlamento Ali Larijani, o atual vice-presidente Es-Hagh Jahanguiri e o reformista Mostafa Tajzadeh, foram afastados.

Ultraconservador e partidário declarado do regime atual do país, ele é considerado um protegido e potencial sucessor do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.



Na década de 1980, Raisi participou das chamadas comissões da morte, que levaram à execução de cerca de 5 mil militantes opositores que se voltaram contra o regime dos aiatolás. Em 2019, os Estados Unidos impuseram sanções a Raisi por conta da participação nas mortes.

Em 2022, já sob Raisi, o governo iraniano reagiu com violência à onda de protestos que pediam justiça por Mahsa Amini, uma jovem que morreu três dias após ser presa por não usar adequadamente o véu em local público (veja no vídeo abaixo). Mais de 500 manifestantes foram mortos nos protestos, segundo a Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos (Hrana).

Morte de jovem revolta iranianos: Mahsa Amini tinha sido detida por não se vestir corretamente

Morte de jovem revolta iranianos: Mahsa Amini tinha sido detida por não se vestir corretamente

Na ocasião, Raisi afirmou que o Irã deveria “lidar de forma decisiva com aqueles que se opõem à segurança e tranquilidade do país”.

No plano internacional, o Irã viveu um escalada de tensão com Israel que, em 1º de abril, matou 7 membros da Guarda Revolucionária num ataque à embaixada iraniana na Síria. Em resposta, em 13 de abril, o Irã lançou um ataque contra Israel, que retaliou em 18 de abril.

Morte em queda de helicóptero

Neste domingo (19), o helicóptero que transportava Raisi se envolveu caiu por volta das 13h, segundo a imprensa oficial do país.

O presidente e o chanceler iraniano, Hossein Amirabdollahian, morreram na queda.

Infográfico mostra local da queda do helicóptero do presidente do Irã — Foto: Editoria de arte/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quem-assume-o-governo-no-ira-com-a-morte-de-ebrahim-raisi

G1 Mundo

Quem assume o governo no Irã com a morte de Ebrahim Raisi

A sucessão, entretanto, só ocorre com a aprovação do líder supremo, Ali Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos de Estado. O governo do vice é transitório. A Constituição do Irã estabelece que um conselho composto pelo vice-presidente, pelo presidente do Parlamento e pelo chefe do poder Judiciário deve organizar eleições para a escolha em até 50 dias. Raisi foi eleito presidente em 2021 e tinha mandato […]

today20 de maio de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%