G1 Mundo

Rainha da Dinamarca, a mais longeva da Europa, abdica do trono em discurso de Ano Novo

today31 de dezembro de 2023 6

Fundo
share close

A rainha da Dinamarca, Margrethe II, de 83 anos, vai abdicar ao trono no dia 14 de janeiro, depois de 52 anos como monarca do país. Ela será sucedida pelo fillho mais velho, o príncipe Frederik.

O anúncio foi feito por ela mesma, neste domingo (31) durante o discurso de Ano Novo que foi transmitido pela TV do país.

A rainha assumiu o trono em 1972, é, atualmente, é a monarca mais longeva na Europa.



Em fevereiro, ela foi submetida a uma cirurgia nas costas que foi considerada bem-sucedida. Ela fez uma menção a isso em seu discurso: “A cirurgia naturalmente me levou a pensar sobre o futuro, se havia chegado a hora de passar a responsabilidade para a próxima geração. Decidi que agora é o momento certo. Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após eu suceder meu amado pai, vou abdicar do trono como rainha da Dinamarca”, disse ela.

Logo depois ela anunciou que deixa o posto de monarca para o filho, o príncipe Frederik.

Monarquia parlamentarista

Na Dinamarca, o poder é do parlamento e do governo formado pela frente política que tem a maioria dos assentos do Legislativo. O monarca não deve se envolver em política partidária e representa a nação em formalidades tradicionais, como visitas de Estado e celebrações do dia nacional.

Nascida em 1940, Margrethe teve amplo apoio dos dinamarqueses, que apreciam sua personalidade habilidosa e ao mesmo tempo criativa.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

kim-jong-un-ordena-seu-exercito-a-se-preparar-para-possivel-‘guerra’

G1 Mundo

Kim Jong-un ordena seu exército a se preparar para possível ‘guerra’

Kim fez um discurso ao término de uma reunião de cinco dias do comitê central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, um encontro anual que define a direção estratégica do país. Durante essa reunião, o partido governante anúncios dos seguintes planos: O lançamento de três novos satélites espiões em 2024.A fabricação de drones.O desenvolvimento das capacidades de guerra eletrônica. Em novembro, o governo da Coreia do Norte colocou um satélite […]

today31 de dezembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%