G1 Mundo

Rei Charles III: quem é o monarca mais velho a ascender ao trono do Reino Unido

today6 de maio de 2023 31

Fundo
share close

Controvérsias, no entanto, não são novidade para Charles III: quando era mais jovem, foi centro de um triângulo amoroso envolvendo a princesa Diana, sua esposa à época, e a rainha Camilla, com quem é casado hoje. Além disso, o monarca é grande defensor do meio ambiente desde a juventude — o que o torna uma das primeiras figuras importantes na política internacional a falar sobre o assunto, anos atrás.

Saiba mais sobre a trajetória do rei Charles III abaixo.

A falecida rainha Elizabeth II e o filho, rei charles III, ainda bebê, em 1948. — Foto: Buckingham Palace/The Royal Family



Charles tinha apenas 3 anos quando sua mãe assumiu o trono, após o falecimento do avô, o Rei George VI. Aos 9 anos, ele se tornou príncipe de Gales, título tradicional do herdeiro do trono britânico, e herdou outros títulos de seus pais, como duque da Cornualha e duque de Edimburgo.

Sua investidura acontecedeu mais de uma década depois, quando o britânico já tinha 20 anos.

A Rainha Elizabeth II coroa seu filho Charles, Príncipe de Gales durante sua cerimônia de posse em 1º de julho de 1969 no Castelo de Caernafon, no País de Gales. — Foto: AP Photo

Charles foi o primeiro herdeiro de Elizabeth ll a ir para a escola e para a universidade. Entre as unidades de ensino, ele frequentou a Cheam School, nos arredores de Londres, Gordonstoun, no norte da Escócia, e Trinity College, em Cambridge.

O novo rei se casou com Diana Spencer, a carismática princesa Diana, em 29 de julho de 1981. Cerca de 750 mil pessoas assistiram à cerimônia ao vivo pela televisão e outras 500 mil se aventuraram a acompanhar o evento presencialmente entre a Catedral de São Paulo e o Palácio de Buckingham.

Charles e Diana tiveram dois filhos: o príncipe William, nascido em 1982, e o príncipe Harry, em 1984.

O príncipe Charles e a princesa Diana da Grã-Bretanha e seus filhos, os príncipes William, à direita, e Harry começam um passeio de bicicleta, 1º de junho de 1989, ao redor da ilha de Tresco, uma das Ilhas Scilly. — Foto: Buckingham Palace/The Royal Family

O casal enfrentou anos de problemas conjugais, que resultaram na separação em agosto de 1996. À época, Diana atribuiu o divórcio à recusa de Charles em terminar seu caso com a britânica Camilla Parker Bowles, considerada amante de longa data.

Charles, por sua vez, disse ter permanecido fiel ao casamento “até que ele se desfez”. Em comunicado oficial, o Palácio de Buckingham anunciou que o divórcio foi totalmente amigável.

Um ano depois, em 31 de agosto de 1997, Diana morreu vítima de um acidente de carro, em Paris, na França, enquanto fugia de um paparazzi.

Charles se casou com Camilla quase oito anos após a morte da ex-esposa, em 2005. A união deu à britânica o título de duquesa da Cornualha. Com a ascensão do marido ao trono, no entanto, Camilla passou a ser rainha do Reino Unido.

O então príncipe Charles da Grã-Bretanha e Camilla deixam a Capela de São Jorge no Castelo de Windsor, sul da Inglaterra, após o Serviço de Oração e Dedicação após seu casamento, em 9 de abril de 2005. — Foto: REUTERS/Toby Melville

Ambientalista de longa data, Charles busca chamar atenção para as mudanças climáticas desde a juventude. Recentemente, ele disse que um de seus carros, da marca Aston Martin, foi modificado para funcionar à base de “queijo” e “vinho”.

Em entrevista à rede BBC, o então príncipe afirmou que modificou o automóvel para poder abastecê-lo com combustíveis de origem renovável.

O carro, que possui há mais de 50 anos, funciona com 85% de bioetanol, e 15% de gasolina sem chumbo. Na mistura, vai o excedente da produção local de vinho e o soro da fabricação de queijo.

Em 2021, ele disse entender a frustração de jovens ativistas ambientais, como a sueca Greta Thunberg, em relação à passividade de políticos diante da emergência climática.

“Todos esses jovens acham que nada acontece, então é claro que ficam frustrados”, afirmou.

A rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha acena da varanda do Palácio de Buckingham, após sua coroação na Abadia de Westminster, em 2 de junho de 1953. Charles pode ser visto à frente da imagem, à esquerda, acenando, ao lado da irmã, Anne. — Foto: AP Photo

Considerando o reinado de 70 anos da rainha Elizabeth II, Charles é o herdeiro que mais esperou para ascender ao trono britânico.

Contudo, na prática, ele vinha assumindo as funções da mãe nos últimso anos. Em maio de 2022, por exemplo, o então príncipe substituiu Elizabeth II na abertura do Parlamento Britânico, pois a monarca estava com problemas de mobilidade.

Ao assumir o trono do Reino Unido, o rei optou por ser chamado de Charles III, mas isso não era uma obrigatoriedade. Isso porque ele poderia ter adotado um novo “título real” — rei George VII, seu último nome, por exemplo.

Além do Reino Unido, o rei é chefe de Estado de outros 14 países e lidera a Commonnwealth (Comunidade das Nações), conjunto de 56 antigas colônias britânicas.

Países que têm Charles III como chefe de Estado — Foto: g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

camilla-deixa-de-ser-‘rainha-consorte’-para-ser-chamada-de-‘rainha’-na-coroacao;-entenda

G1 Mundo

Camilla deixa de ser ‘rainha consorte’ para ser chamada de ‘rainha’ na coroação; entenda

Camilla Parker Bowles também será coroada no sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres, na cerimônia de coroação do marido, rei Charles III. Com isso, a monarca deixará de ser chamada de "rainha consorte" e passará a ser nomeada apenas como "rainha". Casada com o monarca desde 2005, a antiga duquesa da Cornualha recebeu o título de rainha consorte após a morte de Elizabeth II, no ano passado. O […]

today6 de maio de 2023 62

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%