G1 Mundo

Rei Charles III retomará atividades públicas; palácio diz ainda não saber até quando dura tratamento contra câncer

today26 de abril de 2024 8

Fundo
share close

No entanto, o palácio afirmou ainda não saber até quando irá o tratamento do monarca.

Também nesta sexta, a equipe médica de Charles elogiou o “progresso” do monarca no tratamento contra o câncer e afirmou que encorajou o rei a retomar a agenda pública. O Palácio de Buckingham disse, no entanto, que ainda é cedo para determinar até quando irá o tratamento.

O monarca reabrirá a agenda pública com uma visita a um centro de tratamento de câncer na terça-feira (30), de acordo com um comunicado divulgado pelo palácio.



O monarca estava afastado das atividades públicas desde o início de fevereiro, quando o Palácio de Buckingham anunciou que médicos detectaram um tipo de câncer — ainda não divulgado — no rei após ele ser submetido a uma cirurgia de próstata.

Charles III seguia exercendo funções privadas, como despachos oficiais reuniões com autoridades.

A visita ao centro de tratamento de câncer na terça-feira “será a primeira de uma série de compromissos externos que Sua Majestade realizará nas próximas semanas“, disse o palácio no comunicado.

“À medida em que se aproxima o primeiro aniversário da coroação (em maio), Suas Majestades permanecem profundamente gratas pelas muitas gentilezas e bons votos que receberam de todo o mundo durante as alegrias e desafios do ano passado”, disse a nota.

Também já está na agenda de Charles III receber o imperador do Japão, Nahurito, que fará uma visita de Estado ao Reino Unido em junho.

Junto do comunicado, o palácio também divulgou uma foto do rei e de sua esposa, a rainha consorte Camilla, durante uma caminhada nos jardins do Palácio de Buckingham no início de abril.

Rei Charles III está com câncer, diz Palácio de Buckingham

Rei Charles III está com câncer, diz Palácio de Buckingham

O comunicado foi divulgado na semana em que sites de notícia dos Estados Unidos e do Reino Unido afirmaram, com base em fontes da monarquia britânica, que as condições de saúde do monarca haviam piorado.

O site norte-americano TMZ afirmou ainda que o plano de funeral de Charles III — preparado sempre que um novo monarca assume o trono — foi atualizado por conta da suposta piora.

O Palácio de Buckingham não se pronunciou sobre as notícias, mas, no comunicado desta sexta, fala que o rei passou por “um período de tratamento e recuperação”.

A rainha Elizabeth II morreu em setembro de 2022, e Charles assumiu o trono com o título de Charles III.

O primeiro da linha de sucessão após ele é seu filho mais velho, William. Os filhos de William que estão na fila depois do pai: George, Charlotte e Louis.

O príncipe Harry, filho mais novo de Charles que mora nos Estados Unidos, vai viajar para o Reino Unido para encontrar o pai. Harry e Charles já conversaram depois do diagnóstico (veja abaixo um gráfico da linha sucessória).

O que acontecerá se o rei for afastado?

O rei Charles III chega à Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, para participar da missa de Páscoa — Foto: HOLLIE ADAMS / POOL / AFP

Na nota do Palácio de Buckingham, afirma-se que o rei seguirá com seus deveres de Estado. Caso isso não seja possível em algum momento, há uma previsão do que deve acontecer.

Segundo a BBC, na Constituição do Reino Unido, determina-se que quando o chefe de Estado não tiver condição de cumprir suas obrigações oficiais, um conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o lugar do rei.

Hoje, esse conselho tem os seguintes membros:

  • Rainha Camilla (mulher de Charles).
  • Príncipe William (filho mais velho).
  • Princesa Anne (irmã).
  • Príncipe Edward (irmão).

Os príncipes Harry e Andrew não podem mais ser convocados, porque agora eles são da realeza, mas não podem trabalhar em funções reais.

Linha de sucessão ao trono britânico — Foto: g1, Washington Post




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘nao-consigo-respirar’:-homem-negro-morre-apos-ser-detido-e-algemado-pela-policia-nos-eua

G1 Mundo

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de 53 anos, dizer várias vezes "Eu não consigo respirar" enquanto um agente apoia o joelho sobre seu pescoço. O caso aconteceu no último dia 18, mas só veio a público na última quinta-feira (25), quando foram divulgadas as imagens da câmera corporal de um dos policiais […]

today26 de abril de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%