G1 Mundo

Rei Frederik X da Dinamarca assume o trono após Margrethe II abdicar

today14 de janeiro de 2024 4

Fundo
share close

Margrethe, 83 anos, surpreendeu a nação na véspera de Ano Novo quando anunciou que planejava se tornar a primeira monarca dinamarquesa em quase 900 anos a renunciar voluntariamente ao trono.

A sucessão foi formalizada no momento em que Margrethe assinou a declaração de sua abdicação durante uma reunião do Conselho de Estado no parlamento, disse o palácio real. A Dinamarca, uma das monarquias mais antigas do mundo, não tem coroação.

A reunião contou com a presença de representantes do governo, Margrethe, Frederik, 55 anos, sua esposa australiana, Mary, 51 anos, que agora é rainha, e seu filho mais velho Christian, 18 anos, que é o novo herdeiro do trono.



Cerca de uma hora após a assinatura, a primeira-ministra Mette Frederiksen deveria proclamar o novo rei na varanda do parlamento e Frederik fará um breve discurso.

O novo rei e a rainha devem seguir de carruagem de volta à sua residência, Amalienborg, um complexo real construído na década de 1750 e localizado no centro de Copenhagen.

O casal continuará morando com Margrethe, que manterá seu título de rainha, em Amalienborg, embora em seus respectivos palácios no complexo octogonal.

Margrethe, que no passado havia dito que permaneceria no trono por toda a vida, não deu uma razão exata para sua decisão de renunciar, mas disse que uma grande cirurgia nas costas que ela sofreu em fevereiro do ano passado a fez considerar seu futuro.

“Pode ser que ela ache que o príncipe Frederik esteja preparado para assumir agora”, disse Lars Hovbakke Sorensen, historiador e professor associado da University College Absalon na Dinamarca.

“Ele tem 55 anos, e talvez a rainha quisesse evitar uma situação em que você tivesse um rei muito, muito velho, como viu com o príncipe Charles.” O rei britânico tinha 73 anos quando ascendeu ao trono após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth, em setembro de 2022, aos 96 anos.

Em temperaturas quase congelantes, dezenas de milhares de pessoas de toda a Dinamarca convergiram para a capital para testemunhar os eventos, em um sinal da enorme popularidade da qual a monarquia desfruta na nação de quase seis milhões de habitantes.

A pesquisa mais recente feita após o anúncio de Margrethe de que abdicaria indicou que 82% dos dinamarqueses esperam que Frederik se saia bem ou muito bem em seu novo papel, enquanto 86% disseram o mesmo sobre Mary.

“Viemos aqui hoje porque isso é história sendo feita diante de nossos olhos. Nós apenas tínhamos que estar aqui”, disse Soren Kristian Bisgaard, 30 anos, um piloto.

Ele estava bebendo champanhe com três amigos, sentados em cadeiras de camping em frente ao parlamento.

“Gosto muito da família real. Eu mesmo estive nos Guardas da Vida Real, montando guarda no palácio real. Estou muito orgulhoso de ter feito isso e também de estar aqui hoje”, disse ele.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-episodio-de-‘jornada-nas-estrelas’-que-previu-nos-anos-1990-crise-que-eua-enfrenta-hoje

G1 Mundo

O episódio de ‘Jornada nas Estrelas’ que previu nos anos 1990 crise que EUA enfrenta hoje

Mas as obras mais bem sucedidas conseguem sobreviver e atingir novos públicos, mesmo quando suas previsões forem comprovadamente erradas. A guerra perpétua de 1984, de George Orwell, não aconteceu até o ano-título da obra. E as viagens interplanetárias de Stanley Kubrick em 2001: Uma Odisseia no Espaço não chegaram com o novo milênio. Ainda assim, as duas histórias continuam sendo relevantes, décadas depois das suas datas previstas, graças à sua […]

today14 de janeiro de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%