G1 Mundo

Reino Unido enviará navio de guerra para Guiana em meio à tensão com Venezuela

today24 de dezembro de 2023 19

Fundo
share close

País enfrenta disputa com Venezuela em torno da região de Essequibo, rica em petróleo.


O envio ocorre após uma visita de um secretário de Relações Exteriores britânico à Guiana no início deste mês, com o objetivo de oferecer o apoio ao país sul-americano, um aliado e ex-colônia britânica.



A Guiana e a Venezuela concordaram no início deste mês em evitar qualquer uso da força e em não aumentar as tensões na disputa, que é de longa data.

Venezuela e Guiana se comprometem a não usar força na disputa por Essequibo

Venezuela e Guiana se comprometem a não usar força na disputa por Essequibo

A região de Essequibo, de 160.000 quilômetros quadrados, é geralmente reconhecida como parte da Guiana, mas nos últimos anos a Venezuela retomou a reivindicação sobre o território e áreas offshore após grandes descobertas de petróleo e gás.

O Reino Unido vai enviar o navio de patrulha da Marinha Real HMS Trent, disse o Ministério da Defesa em comunicado, sem se referir à Venezuela ou à disputa.

“O HMS Trent visitará a Guiana, aliada regional e parceira da Commonwealth (associação de países desenvolvida a partir do Império Britânico), no final deste mês, como parte de uma série de compromissos na região durante a implantação da Tarefa de Patrulha do Atlântico”, disse um porta-voz.

Essequibo, a região em disputa por Guiana e Venezuela — Foto: BBC




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policial-vestido-de-papai-noel-prende-homens-que-vendiam-cocaina-e-maconha-no-peru

G1 Mundo

Policial vestido de Papai Noel prende homens que vendiam cocaína e maconha no Peru

Um policial disfarçado de Papai Noel, acompanhado de outros policiais, participou de uma operação em uma região ao norte de Lima, no Peru, contra uma gangue envolvida no tráfico de drogas em pequena escala. Na véspera de Natal, agentes disfarçados surpreenderam dois homens que vendiam pasta de cocaína e maconha em uma residência na cidade de Huaral, cerca de 70 quilômetros ao norte da capital peruana, de acordo com imagens […]

today24 de dezembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%