G1 Mundo

Reino Unido faz maior greve geral em uma década

today1 de fevereiro de 2023 14

Fundo
share close

Professores, funcionários públicos e dos serviços de transporte público param nesta quarta-feira (1º). Eles pedem aumento de salário compatível com crescimento do custo de vida no país.




Reino Unido enfrenta maior greve geral em décadas

Reino Unido enfrenta maior greve geral em décadas

Professores, funcionários públicos, maquinistas de trem e motoristas de ônibus do Reino Unido fazem nesta quarta-feira (1º) a maior greve geral do país na última década. A paralisação é um protesto por melhores salários diante do aumento brusco no custo de vida dos britânicos.

Milhares de escolas e universidades ficaram total ou parcialmente fechadas – o sindicato nacional de educação fala de 85% das instituições de ensino afetadas pela paralisação. Já o Ministério da Educação garante que a maioria delas abriu, mesmo que com menos aulas que o normal.

Entre as reivindicações, os grevistas pedem:

  • Aumentos salariais acima dos 5% ofertados pelo governo a professores;
  • Equiparação dos salários com a alta da inflação no Reino Unido;
  • Correção dos valores – segundo os principais sindicatos, a remuneração média de funcionários públicos piorou em 203 libras (mais de R$ 1.500), na comparação com 2010 e com o custo de vida atual.

Professores fazem protesto em Manchester, na Inglaterra, durante greve geral no Reino Unido, em 1º de fevereiro de 2023. — Foto: Jon Super/ AP

A última vez que houve uma greve geral da mesma dimensão no Reino Unido foi em 2011, quando mais de um milhão de trabalhadores do setor público fizeram uma paralisação por negociações sobre pensões com o governo.

A secretária-geral do Sindicato Nacional de Educação, Mary Bousted, afirmou à agência de notícias Reuters que os professores de seu sindicato sentiram que muitos professores estão deixando a profissão por conta dos salários.

“Houve nos últimos 12 anos um declínio realmente catastrófico nos salários”, afirmou.

França tem dia de protestos contra reforma da previdência

França tem dia de protestos contra reforma da previdência

A paralisação do Reino Unido acontece um dia depois de trabalhadores pararem a França com uma greve e grandes protestos contra a reforma da previdência do país.

A medida, sugerida pelo presidente Emmanuel Macron, quer aumentar a idade para a aposentadoria e vem enfrentando forte resistência na sociedade.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-capsula-radioativa-que-caiu-de-caminhao-na-australia-e-encontrada

G1 Mundo

VÍDEO: Cápsula radioativa que caiu de caminhão na Austrália é encontrada

A cápsula, do tamanho de uma ervilha, caiu de um caminhão durante o transporte em uma rodovia. Membros das equipes que participaram das buscas disseram que a tarefa seria como encontrar uma agulha no palheiro. A cápsula foi encontrada ao sul da cidade de Newman, cidade do estado da Austrália Ocidental, no oeste do país; O objeto foi detectado por um veículo das equipes de busca;Um equipamento que capta a […]

today1 de fevereiro de 2023 33

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%