Prefeitura de Guarujá

Reisado Sergipano representa Guarujá no Festival de Olímpia pela 48ª vez

today4 de agosto de 2023 6

Fundo
share close

O grupo guarujaense, famoso por suas danças tradicionais, também levará o Reisado Mirim ao Festival de Folclore de Olímpia (Fefol)

A Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá vai abrilhantar, pela 48ª vez, o Festival do Folclore de Olímpia (Fefol), no interior de São Paulo. Entre sábado (5) e quinta-feira (10), o grupo mostrará todo o seu talento na 59ª edição do Festival, que é considerado um dos maiores do País, na cidade que é reconhecida como Capital Nacional do Folclore.

Com a tradição autêntica de Sergipe, a Associação Cultural participará com seus dois grupos: o Reisado Oficial e o Reisado Mirim. Todas as apresentações serão transmitidas ao vivo pelo Facebook, Instagram e YouTube: @reisadoguaruja e @fefoloficial.

O mestre do Reisado Sergipano, Edmilson Epifanio Mendes, comenta que a expectativa é surpreender com novas perfomances. “Levaremos coreografias com moda indiana, cabloca, baiana e cigana”, explica.

Além disso, ele destaca que os pequenos dançarinos do Reisado Mirim integram o único grupo de crianças que vão exibir atividades artísticas no evento. “Com certeza será um sucesso. As crianças ensaiaram por 11 meses e estão muito animadas. É a primeira vez que participam de um festival oficial”.



O Reisado Sergipano teve apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que disponibilizou o transporte do grupo. O secretário da pasta, fala sobre a importância e representatividade da Associação.

“É o reflexo direto das nossas raízes. Uma das manifestações artísticas que carrega em si cores quentes que emanam tradições e costumes da nossa cultura popular. E, mais uma vez, o Reisado levará o nome de Guarujá em um evento de grande porte”, afirmou.

O Reisado

O histórico grupo autêntico do estado de Sergipe, o Reisado Sergipano, apareceu pela primeira vez em Guarujá no ano de 1964, quando o saudoso mestre Zacarias migrou com a sua família para o Município e começou a difundir a tradição do Reisado. Em 1970, junto com sua esposa Esther Karwisky, fundou a Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá. Quando Zacarias adoeceu e precisou se ausentar, em 1992, a administração passou para as mãos do mestre Edmilson, genro e sucessor do antigo mestre, que segue a frente da Associação Cultural até hoje.

Com 59 anos de existência, o Reisado de Guarujá segue a tradição da cultura popular brasileira de forma despojada, sugerindo um ambiente onde a música é o fio condutor da expressão dos dançarinos, com uma marcação cênica e de compasso, remete a essência da catarse da cultura tradicional, nos sons, nas cores das fitas, no esplendor da dança e na alegria.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lanchonete-faz-‘desafio-monstruoso’-e-vai-premiar-quem-devorar-um-lanche-de-1,5-kg-em-20-minutos

G1 Santos

Lanchonete faz ‘desafio monstruoso’ e vai premiar quem devorar um lanche de 1,5 kg em 20 minutos

Uma lanchonete de São Vicente, no litoral de São Paulo, lançou um desafio: devorar um lanche de 1,5 kg em 20 minutos. Quem conseguir a proeza vai receber o valor do combo, de R$ 80, por um sanduíche com dez hambúrgueres e fritas, além de um voucher de R$ 150 para consumir no local. O empresário Kauê Costa Flor, de 20 anos, resolveu aplicar no próprio estabelecimento o conteúdo que […]

today4 de agosto de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%