Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
As relações entre Brasil e Israel são fortes, mas a fala de Lula comparando a situação em Gaza ao Holocausto nazista gera “desconforto internacional”, avaliou Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Londres e diplomata. Em razão da gravidade das declarações do presidente, a reação de Israel foi imediata e exigiu uma “medida drástica”: a convocação do embaixador brasileiro para uma repreensão.
“É uma situação delicada. Eu não creio que esse incidente possa afetar as relações entre o Estado de Israel e o Estado brasileiro, porque há muitos interesses em jogo, inclusive na área de Defesa”, afirmou Barbosa, em entrevista à GloboNews (veja no vídeo acima), neste domingo (18).
“Na minha opinião, acho que o Brasil tem que se manter equidistante e implementar a política tradicional brasileira, que é a favor dos dois estados, a favor da defesa do povo palestino, mas não entrar nesses ataques a Israel”, completou o diplomata.
Lula falou de improviso, e o Itamaraty não compartilha da opinião do presidente, analisou Barbosa. “Quando ele fala de improviso, nós vimos isso nos outros pronunciamentos, que também ele criticou o primeiro-ministro, chamou de insano, classificou de genocídio, ele não estava lendo, ele estava falando”, pontuou. Para Barbosa, neste domingo, o presidente “passou da linha vermelha” ao criticar o Estado de Israel.
Lula deu as declarações durante entrevista em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou nos últimos dias da 37ª Cúpula da União Africana e de reuniões bilaterais com chefes de Estado do continente.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.
Lula compara guerra em Gaza com ações de Hitler
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reagiu e afirmou que vai convocar o embaixador brasileiro para “uma dura conversa de repreensão”.
“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, disse Netanyahu, em uma publicação neste domingo (18) no X (antigo Twitter).
“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha”
O ex-embaixador Rubens Barbosa concordou que fala de Lula passou “da linha vermelha”, porque as críticas extrapolaram o governo de Netanyahu: “ele [Lula] critica o próprio Estado de Israel. Aí aumentou a gravidade e a reação do governo de Israel foi imediata”.
Post de Netanyahu reage à fala de Lula comparando guerra em Gaza ao Holocausto — Foto: Reprodução/GloboNews
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
De origem taiwanesa, os jovens estavam fazendo uma viagem pelo Camboja e foram presos e condenados no país. O vídeo tinha imagens dos dois jovens sendo presos e apanhando de seguranças na cidade de Sihanoukville. Mas as imagens eram falsas e eles foram presos após serem desmascarados por outros influenciadores. Na segunda-feira (12), Chen – conhecido online como Goodnight Chicken – postou vídeos nos quais alegava que havia sido sequestrado […]
Marcos Vinicius
16:00 - 17:55
17:55 - 19:00
Fabio Paschoal
19:00 - 21:00
Publicar comentários (0)