G1 Mundo

Representação do Brasil em Taiwan diz que não há registro de brasileiros feridos em terremoto

today3 de abril de 2024 1

Fundo
share close

Em entrevista à GloboNews, o diretor do Escritório de Representação do Brasil em Taipei, Miguel Magalhães, falou sobre a situação de cidadãos brasileiros na ilha atingidos pelo tremor. Segundo ele, há mais de 7 mil brasileiros vivendo no território.

“São cerca de 7,5 mil brasileiro em Taiwan e, felizmente, não há registro de vitimas nesse terremoto, o que nos deixa muito contentes”, diz Miguel Magalhães.

Segundo Magalhães, brasileiros que vive em Taiwan se comunicam por um grupo de WhasApp com a Representação brasileira. ““Nós temos contato com a comunidade brasileira por diversos meios. Temos grupos de WhatsApp e temos um conselho de cidadãos brasileiros que se reúne periodicamente e que nos mantém informados sobre o que está acontecendo na comunidade”.



Magalhães explica que o país faz parte de uma zona sísmica muito ativa, com milhares de tremores todos os anos, a maioria imperceptível

“O país, como outros que têm problemas dessa natureza, enfrentam dificuldades. Basicamente, a cada mês, a cada semestre, nós temos um exercício com o público. É um exercício da ilha inteira. As pessoas procuram abrigo, procuram manter-se informadas, e isso é feito regularmente nas escolas e no público em geral. Uma vez por ano, Taipei para, Taiwan para por causa desse exercício”, conta.

O brasileiro conta que esse é o terremoto mais forte que ele já presenciou. “É um dia complicado. O terremoto foi muito violento. Já passei por vários terremotos nessa carreira de diplomata, mas igual a esse eu nunca tinha visto. É de meter medo, realmente“.

  • Esse é o terremoto mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos.
  • Segundo a Agência Meteorológica do Japão, um tremor de magnitude 7,7 foi registrado na costa leste de Taiwan.
  • Pelo menos 26 edifícios desabaram, sendo mais da metade na cidade de Hualien.
  • As autoridades afirmaram que 77 pessoas ficaram presas entre escombros de imóveis danificados pelo terremoto.
  • Outras 50 pessoas, a maioria turistas, que estavam em quatro microônibus, estão desaparecidas.
  • Em Taipei, parte da cidade ficou sem energia. Um vídeo mostra passageiros assustados dentro de um vagão do metrô.
  • Após o tremor, alertas para risco de tsunami foram emitidos para ilhas do Japão e das Filipinas e cancelados cerca de três horas depois.
  • O terremoto também foi sentido em cidades da costa da China, incluindo Xangai.

Inicialmente, a Agência Meteorológica do Japão havia registrado uma magnitude de 7,7 no tremor de Taiwan, mas, depois, revisou os dados e diminuiu a magnitude para 7,5. Já a Agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora terremotos pelo mundo, afirmou que a magnitude do tremor foi de 7,4.

Mapa mostra epicentro do terremoto que atingiu Taiwan e o leste da Ásia — Foto: Editoria de Arte/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

embaixada-da-hungria-demite-dois-funcionarios-brasileiros-apos-vazamento-de-videos-que-mostram-bolsonaro-hospedado

G1 Mundo

Embaixada da Hungria demite dois funcionários brasileiros após vazamento de vídeos que mostram Bolsonaro hospedado

Hungria não justificou formalmente as demissões; atingidos tinham acesso em tempo real ao sistema de vigilância. 'New York Times' revelou que Bolsonaro passou dois dias na embaixada após ter passaporte apreendido. A Embaixada da Hungria no Brasil demitiu, nesta semana, dois funcionários brasileiros que prestavam serviços ao órgão. A embaixada não justificou formalmente as demissões. Um dos atingidos trabalhava como secretário do embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai; o […]

today3 de abril de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%