G1 Santos

Ressaca e ventos de até 75 km/h estão previstos para este final de semana no litoral de SP

today29 de julho de 2022 14

Fundo
share close

Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de atenção para a região.

Defesa Civil emite alerta de fortes ventos para o litoral de São Paulo — Foto: Carlos Nogueira/Arquivo/Prefeitura de Santos



A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de fortes ventos para o litoral de São Paulo, que podem variar entre 50 km/h e 75 km/h. A mudança no clima tem a ver com a passagem de uma frente fria na região. O órgão declarou estado de atenção até 21h desta sexta-feira (29).

Em nota, a Coordenadoria Estadual de Proteção e a Defesa Civil explicaram que os alertas para ventos são emitidos baseados em modelos meteorológicos ou em alertas da marinha do Brasil.

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), no entanto, acredita que o estado de atenção se estenderá até domingo (31) devido a previsão de maré elevada e mar agitado para o fim de semana.

Há ainda um alerta de ressaca do Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, por conta da previsão de maré alta 2 metros e ondas entre 2m e 3m na região da Baía de Santos. A ressaca ocorre quando há combinação entre maré alta e ventos fortes.

Se a previsão se mantiver, há possibilidade de alagamentos pontuais nos períodos em que a maré estiver elevada, assim como impactos nas estruturas urbanas costeiras na cidade de Santos, por conta da intensidade e direção das ondas.

Ventania nas cidades do litoral de São Paulo

Na manhã desta sexta-feira os sensores da Praticagem de São Paulo registraram rajadas de vento acima de 80 km/h. O NPH-Unisanta ressaltou que as informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo.

De acordo com a Defesa Civil de Santos, a intensidade máxima de rajadas de vento registrada na Ponta da Praia foi de 83,1 km/h. O órgão afirma que ainda há riscos de novos ventos fortes a medida em que a frente fria avançar sobre a região. Não foram registradas ocorrências.

A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Defesa Civil, não registrou ocorrências relacionadas aos fortes ventos, até o momento. A cidade acrescenta ainda que acompanha os boletins da Defesa Civil estadual e mantém equipes de prontidão 24h por dia. Por fim, o órgão pede que a população entre em contato, caso note algum problema neste sentido, por meio dos telefones 199 e 153.

Segundo a Defesa Civil de Guarujá, a máxima dos ventos foi registrada às 6h03 da manhã, alcançando 75.6 km/h. Houve uma queda de árvore de grande porte no Perequê. Não houve feridos.

A Defesa Civil de Bertioga informou que, de acordo com a Defesa Civil do Estado, as rajadas de vento foram de 50 a 74 km/h na cidade. Por conta da ventania, foi registrada uma ocorrência de queda de coqueiro no Morada da Praia. Não houve vítimas ou danos materiais. Chamados de urgência e emergência podem ser feitos por meio do telefone 199.

O diretor da Defesa Civil de Peruíbe, Marcos Antônio Santana, disse que os ventos previstos para a região passaram foram notados por volta das 4h30, mas não indicaram a velocidade. Não há registro de ocorrência.

A Prefeitura de Mongaguá informa que a situação no município está tranquila após os fortes ventos registrados na madrugada desta sexta-feira (29). Não há registro de pessoas feridas ou danos ao patrimônio público. A Coordenadoria de Defesa Civil do Município continua em estado de alerta para atender qualquer situação que venha acontecer nas próximas horas.

As cidades de São Vicente, Cubatão e Itanhaém não registraram nenhuma ocorrência, por conta dos fortes ventos.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

menino-de-8-anos-se-veste-de-pm-e-realiza-sonho-de-conhecer-batalhao-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Menino de 8 anos se veste de PM e realiza sonho de conhecer batalhão no litoral de SP

Richard dos Santos Silva tem o desejo de seguir a carreira do avô, falecido há 15 anos. Menino de 8 anos realiza sonho e se torna PM por um dia em Itanhaém O menino Richard dos Santos Silva, de 8 anos, realizou o sonho de conhecer um batalhão da Polícia Militar (PM). De acordo com o pai, Reginaldo Fernandes da Silva, de 49 anos, o garoto admira as historias contadas […]

today29 de julho de 2022 85

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%