G1 Santos

Revitalização da Ponte A Tribuna e as obras da 3ª fase do VLT serão iniciadas em março, diz EMTU

today8 de março de 2024 1

Fundo
share close

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) assinou o contrato para execução das obras no dia 18 de dezembro, com o consórcio Paulitec-Agis. A empresa terá o prazo de 24 meses para realização da reforma da ponte, a partir da ordem de serviço, sob investimento de R$ 193,5 milhões.

O início das obras no local estava previsto para janeiro de 2024. De acordo com a EMTU, as intervenções aguardaram tratativas contratuais entre o órgão estadual e a empresa contratada.

A emissão da ordem para início das obras está prevista para a próxima semana e, na sequência, serão montados os canteiros de obras. Com início dos trabalhos, haverá alterações no trânsito local, que serão realizadas em conjunto com a Prefeitura de São Vicente.



O projeto prevê a ampliação e reforço do equipamento, que possui 650 metros de comprimento, expansão do trecho de passeio, duplicação da parte ferroviária – atualmente inativa – e a execução de uma nova passarela destinada exclusivamente aos pedestres e outra aos ciclistas.

Ainda de acordo com o órgão estadual, deverão ocorrer mudanças no trânsito da região por conta das intervenções, que serão definidas com objetivo de não afetar o fluxo viário na ponte.

Ponte dos Barreiros, em São Vicente, está com quase 70% da reforma concluída — Foto: Divulgação

Com a conclusão das obras, a ponte estará adaptada para receber a implantação da 3° fase do VLT da Baixada Santista. A estrutura liga a Área Insular à Continental do município de São Vicente. As obras da serão pagas pelo Governo do Estado, com investimento previsto de R$ 505 milhões.

Após a conclusão dos serviços na Ponte A Tribuna, será implementada a segunda etapa das obras, que ligará o veículo à Área Continental com a construção de quatro novas estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e o Terminal Samaritá.

Os estudos ambientais desta etapa foram concluídos pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e o projeto passará por uma audiência pública para que haja o processo de manifestação e contratação do consórcio vencedor. O encontro será no dia 10 de abril, na Câmara Municipal.

Com isso, o VLT terá 27 km de extensão, sendo 11,5 km já em operação (Barreiros ao Estação Porto), 8 km em obras (Conselheiro Nébias ao Valongo) e 7,5 km que aguardam a licitação (Barreiros ao Samaritá). A publicação do edital das obras deste trecho está prevista para junho de 2024.

A estimativa é que a extensão do VLT beneficie, aproximadamente, 150 mil pessoas que moram em dez bairros da Área Continental de São Vicente (SP) e dependem do transporte público para ir até Santos (SP).

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-e-preso-apos-dar-facadas-na-cabeca-da-companheira-dentro-de-unidade-de-saude-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Homem é preso após dar facadas na cabeça da companheira dentro de unidade de saúde no litoral de SP

Um homem foi preso suspeito de esfaquear a companheira na cabeça e na mão, dentro de uma Unidade de Saúde da Família (Usafa) em Praia Grande, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (8). A vítima foi socorrida ao Pronto-Socorro Central da cidade, e o estado de saúde dela é estável. O caso aconteceu nesta tarde, na Usafa Antártica, localizada na Avenida do Trabalhador, no bairro Vila Antártica. A prefeitura […]

today8 de março de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%