G1 Santos

Rio Pilões transborda, sirene é ativada e famílias precisam deixar as casas em Cubatão, SP

today13 de janeiro de 2024 3

Fundo
share close

Cerca de 20 famílias tiveram que deixar as suas casas, na madrugada deste sábado, por conta da cheia do Rio Pilões em Cubatão (SP). A forte chuva provocou um aumento do nível da água, que invadiu várias residências. Segundo a Defesa Civil, Cubatão foi a cidade do estado de São Paulo que registrou o maior volume de chuva nesta madrugada, com cerca de 194mm em 24 horas.

Segundo a Defesa Civil de Cubatão, o nível do Rio Pilões subiu ao ponto de transbordar, causando consequências aos moradores. A sirene de alerta de emergência foi acionada na madrugada e, preventivamente, foi feita a mudança do estado do Plano de Contingência para a Serra do Mar e do Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC.

Com isso, cerca de 20 famílias foram levadas para a Capela de Sant’Ana e para a Sociedade de Melhoramentos do bairro. “Além do trabalho de conscientização, temos o alarme que é disparado, inclusive via celular, sobre o risco de enchente e temos a sirene que toca quando o nível sobe”, disse Pedro Sá, secretário de Segurança Pública de Cubatão e chefe da Defesa Civil, em entrevista a TV Tribuna.



Rio Pilões transborda, sirene é ativada e famílias precisam deixar as casas em Cubatão, SP — Foto: Reprodução/TV Tribuna

Segundo ele, cinco bairros de Cubatão foram atingidos: Vila São José, Vila Nova, Vila Noel, Água Fria, Pilões. Na manhã deste sábado (13), as famílias começaram a retornar às residências e avaliar os prejuízos.

“Nenhuma casa está condenada ou interditada definitivamente, todas as famílias retornam [para suas casas]. Tem uma sirene que toca toda vez que o rio sobe. Isso é um problema recorrente nesse espaço. Estamos fazendo um programa intensivo de impedir novas invasões”, disse Sá.

Segundo ele, equipes da Assistência Social da prefeitura estão tomando todas as providências cabíveis, assim como a Defesa Civil, para ajudar os moradores afetados pela chuva. O Fundo Social de Solidariedade de Cubatão (FSS) já está organizando um mutirão de ajuda, levando alimentos, água e outros produtos às pessoas mais necessitadas.

Pedro Sá, secretário de Segurança Pública de Cubatão e chefe da Defesa Civil, em entrevista a TV Tribuna. — Foto: Reprodução/TV Tribuna

Confira o volume de chuva na Baixada Santista, em 24h:

  • Cubatão (Cota 200): 194mm
  • Bertioga (Jardim Lido): 100mm
  • Santos (Chico De Paula): 98mm
  • Praia Grande (Portinho): 93mm
  • São Vicente (Morro Barbosas): 90mm

A Prefeitura de Cubatão informou ainda que está em andamento projeto de aprovação junto ao CDHU do Estado de São Paulo para resolver em definitivo a emoção desses moradores do local. O Projeto se chama “Cubatão Y”, no qual prevê mais de 600 moradias, que vão atender, em definitivo, mordedores da Vila Noel, da Mantiqueira e dos Pilões.

Rio Pilões transborda, sirene é ativada e famílias precisam deixar as casas em Cubatão, SP — Foto: Reprodução/TV Tribuna

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

baixada-em-pauta-#165:-saiba-como-sao-os-bastidores-da-transmissao-do-carnaval

G1 Santos

Baixada em Pauta #165: saiba como são os bastidores da transmissão do Carnaval

Antonio Marcos, que é mais conhecido pelos colegas como AM, narrou o Carnaval. Como disse no bate-papo, foi um dos últimos escalados para o evento pelo diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna. Ele se recordou da conversa e lembrou ter ficado surpreso pelo convite, uma vez que costuma narrar partidas de futebol. "O Alexandre perguntou: Você não é o narrador?", lembrou ele, que agora pegou gosto pelo evento e não […]

today13 de janeiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%