G1 Santos

Roedor silvestre cai de telhado em academia no litoral de SP

today16 de agosto de 2023

Fundo
share close

Uma cutia (Dasyprocta aguti) foi resgatada dentro de uma academia em Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, nesta quarta-feira (16), o estabelecimento funcionava normalmente, quando o animal entrou por um vão do telhado e caiu em meio ao estabelecimento.

A situação aconteceu no bairro na Vila Maia e, de acordo com a prefeitura, a cutia tentava passar despercebida em um dos cantos da academia. Ela foi descoberta por um funcionário da unidade, que acionou o Grupamento Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal (GCM) para o resgate.

A cutia não apresentava ferimentos e, por ser ágil, precisou ser isolada para captura. Depois, foi solta na área de mata, em um morro atrás da academia.



Cutia, uma espécie de roedor, foi resgatada dentro de uma academia na Vila Maia, em Guarujá (SP) — Foto: GCM de Guarujá (SP)/Divulgação

À reportagem, o biólogo William Schepis explicou que a cutia é um roedor silvestre de porte médio. Segundo ele, a espécie tem um papel importante na regeneração da mata, uma vez que, ao se alimentar, espalha frutas e sementes pela floresta.

“É bem rápida, arisca e super desconfiada. É um animal curioso, mas tem medo também e fica estressado se as pessoas incomodam”, disse.

Segundo o biólogo, a cutia tem os dentes compridos e pode machucar se morder. Ao encontrá-la a orientação é manter distância, tentar não estressá-la e acionar um órgão ambiental competente.

Por fim, o biólogo destacou que, ao encontrar um parceiro, a cutia vive com ele até morrer. “Se perder o parceiro ou se alguém pegar e deixá-los separados, ela vai ficar triste, doente e deprimida”.

O g1 tentou contato com a academia, mas não localizou os responsáveis até a última atualização desta reportagem.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-prende-suspeito-de-estar-envolvido-em-morte-de-paciente-dentro-de-hospital-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Polícia prende suspeito de estar envolvido em morte de paciente dentro de hospital no litoral de SP; VÍDEO

Gilianderson morreu no dia 24 de abril do ano passado, após dois criminosos invadirem o hospital. Um vídeo obtido pelo g1 mostra o paciente na cadeira de rodas, vestindo uma touca escura e uma roupa azul. Ele estava prestes a receber alta da ala de traumatologia quando foi morto a tiros (veja acima). Para a polícia, Pato faz parte de uma facção criminosa e estava envolvido na morte do paciente […]

today16 de agosto de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%